Syngenta tem mudança no negócio de Biologicals & Seedcare
Igor Lyra assume o cargo de “head” de biológicos e cuidados com sementes para o Brasil
No encerramento do Cana Summit 2025, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) realizou a apresentação da nova Carta de Brasília, com diretrizes fundamentais para as autoridades das esferas Federal, Estadual e Municipal. A carta reforça a importância da atuação política e institucional da entidade, além da busca pelo reconhecimento do produtor de cana e sua inclusão em políticas públicas voltadas à canavicultura.
“A carta sintetiza as discussões do evento, traz nossos pleitos e reafirma nossa aproximação com os parlamentares. Isso garante mais atenção e comprometimento não só no Congresso Nacional, mas também nos governos estaduais e municipais”, ressalta José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana.
Com cinco pontos essenciais, a Carta de Brasília destaca a necessidade de uma aproximação mais efetiva entre os produtores e os representantes políticos; a priorização do etanol como combustível estratégico para o Brasil; a ampliação do consumo de etanol hidratado em todo o território nacional por meio de parcerias institucionais e comerciais; e maior segurança jurídica para os produtores, defendendo a regularização fundiária como forma de assegurar o direito à propriedade privada e o fortalecimento patrimonial dos agricultores.
Além disso, os produtores pedem sua inclusão efetiva nas políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à rentabilidade e ao acesso a programas federais ligados ao setor sucroenergético. Por fim, o documento reivindica a garantia de instrumentos que assegurem os direitos negociais do produtor, com mecanismos que incentivem o empreendedorismo e ampliem sua autonomia no mercado.
Em relação à primeira Carta de Brasília, apresentada no Cana Summit 2024, Nogueira destacou avanços como a evolução no RenovaBio, a revisão do Consecana, além do fortalecimento de parcerias com entidades de pesquisa e associações do setor.
A programação do Cana Summit 2025 contou com painéis estratégicos sobre a comercialização do etanol, políticas de incentivo ao setor, desafios regulatórios e oportunidades para os produtores. Além disso, autoridades debateram o papel do Legislativo no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da cana.
Mais de 600 produtores de diversas regiões do país estiveram presentes no evento, o que, para o presidente da Orplana, demonstra a força do setor e o engajamento em busca de soluções e avanços concretos”, conclui .
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura