Detalhada ‘radiografia’ da produção de uva e vinho no país é tema de livro
A edição 2012 da Expocafé será realizada entre os dias 19 e 22 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG -, em Três Pontas (Sul de Minas). O evento chega à 15ª edição apostando na diversificação da programação. Além da exposição de máquinas, a Expocafé contará com o 3º Simpósio de Mecanização da Lavoura; Dinâmicas de Campo; Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Encontro de Inovação realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior); e palestra sobre o projeto ExportaMinas do Governo Estadual.
O 3º Simpósio da Mecanização da Lavoura Cafeeira, promovido pela EPAMIG em parceria com a Universidade Federal de Lavras, acontece no dia 19 de junho. O evento, que é exclusivo para participantes previamente inscritos, vai abordar temas, como: Manejo mecanizado; tecnologia de aplicação de defensivos na cafeicultura; certificação; cafeicultura de precisão e mecanização de lavouras.
De 20 a 22 de junho, a Expocafé será aberta ao público, que terá a oportunidade de conhecer e adquirir novidades em máquinas, equipamentos e insumos expostas por cerca de 130 empresas. Os produtores e operadores também poderão acompanhar em campo o funcionamento de máquinas e implementos agrícola em demonstrações feitas pelas empresas participantes das dinâmicas de máquinas.
Pelo segundo ano consecutivo será realizada durante a Expocafé uma audiência pública da ALMG. No dia 21 de junho, lideranças políticas e cafeicultores vão discutir sobre o Código Florestal e impactos na cafeicultura. ”Este ano queremos intensificar os debates durante a Audiência Pública, por isso optamos por uma palestra sobre o tema central e abertura das discussões entre os participantes”, informa o coordenador-geral da feira, Mairon Mesquita. Outro destaque segundo Mairon, será a palestra “Central Exportaminas: O mercado externo ao alcance do produtor mineiro”, apresentada pela Coordenadoria de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. “Com a palestra do Exportaminas e a realização do 2º Encontro de Inovação vamos oferecer mais opções de negócios para o público da Expocafé”, afirma.
Em 2011, a Expocafé recebeu mais de 22 mil visitantes e movimentou R$228 milhões em negócios.
Com o intuito de ampliar a oferta de produtos alimentícios aos frequentadores da Expocafé, os organizadores do evento viabilizaram a criação de uma praça de alimentação composta por um restaurante e quatro lanchonetes. “No ano passado tivemos um restaurante, mas vimos que há demanda para mais estabelecimentos”, afirma Mairon Mesquita.
Mais informações no site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura