Oficina técnica da RIPA em Manaus tem nova data

27.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com o tema “Agricultura: mudanças climáticas e usos sustentável de recursos renováveis”, evento acontece na Embrapa Amazônia Ocidental, em outubro.

A Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA), representada pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP), e seu coordenador executivo, Paulo Cruvinel, realizará, entre os dias 13 e 15 de outubro, uma oficina técnica na unidade da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).

Com o tema “Agricultura: mudanças climáticas e usos sustentável de recursos renováveis”, o programa tentativo é constituído de quatro tópicos: agricultura e carbono (influência da agricultura nas mudanças climáticas), vulnerabilidades e mitigação dos efeitos climáticos na produção agrosilvipastoril (influência das mudanças climáticas na agricultura) e uso sustentável de recursos renováveis.

Maria do Rosário Lobato Rodrigues, chefe geral Embrapa Amazônia Ocidental, afirma que, no contexto das mudanças climáticas, a importância da Amazônia é indiscutível. No entanto, a maioria delas acontecem fora da região. Nesse cenário, Manaus, ocupa uma posição relevante pois está no coração desse espaço, na área central. “Em termos de logística [o evento na cidade] facilitará uma participação mais efetiva da comunidade acadêmica, pesquisadores, técnicos, tomadores de decisão, que de fato atuam na Amazônia”, diz. “Assim, esta iniciativa da RIPA em realizar a reunião em Manaus, desde o início teve todo nosso apoio, e acreditamos que permitirá aos que aqui vivem e trabalham participar de uma forma mais ativa deste debate”, complementa.

A chefe geral da unidade ressalta que todos os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental são chamados para mostrarem seu posicionamento diante dos impactos das mudanças globais na questão agrícola, bem como o impacto nas práticas. “Esta será uma oportunidade impar de verificar o estado da arte do conhecimento e delinear as demandas de conhecimento e pesquisas nestes tópicos”.

Participação da RIPA

A chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental afirma que, através de uma metodologia produtiva, a RIPA tem assumido uma importância nacional ao organizar fóruns como o que acontecerá em Manaus. “[A Rede] tem produzido documentos norteadores aos tomadores de decisão quantos aos anseios e necessidades de pesquisas dos diferentes setores envolvidos nos temas selecionados. Estes documentos têm sido utilizados como norteadores da programação estratégica de órgãos como a Embrapa”, comenta.

Segundo ela, o segundo semestre do ano terá como marca uma grande movimentação, em termos nacionais e mundiais, no que diz respeito a discussão das mudanças climáticas e uso sustentável dos recursos. Elas servirão como preparação para outras discussões que acontecerão em dezembro na cidade Copenhagem, na Dinamarca. “Esta será uma oportunidade excelente de discutirmos a questão e colocar as demandas de conhecimento nesta discussão”, aponta.

Programa tentativo

Sobre o programa tentativo, tanto Maria do Rosário como Wenceslau Teixeira, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, afirmam que os tópicos abordados permitirão a discussão do programa tentativo que compõe a oficina técnica. Outro ponto que será focado é a questão do desmatamento e do uso sustentável do bioma amazônico. “Precisamos estar atentos e preparados para estas alterações que estão ocorrendo e que podem mudar os cenários agrícolas inclusive na Amazônia”, observa Teixeira.

Por sua vez, Maria do Rosário reitera a importância da oficina técnica acontecer em Manaus. Segundo ela, há muita desinformação sobre as reais perspectivas do uso do bioma amazônico. “Há varias instituições que pesquisam o uso do bioma há décadas. Entre elas estão as diversas Unidades da Embrapa na região. Queremos discutir e mostrar que é possível conciliar a redução das emissões com o uso sustentável do bioma Amazônico através de diversos usos da terra com práticas agrícolas apropriadas”.

Michel Lacombe

Portal RIPA

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025