Novo presidente da Embrapa visita Unidade de Bagé/RS

27.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Pecuária Sul recebe quarta-feira (02/09), a visita do diretor presidente da empresa, Pedro Arraes.

Ele vai conversar com os funcionários e participar de uma reunião com a equipe gerencial da Unidade, além de visitar as instalações e campos experimentais. O novo presidente da Embrapa assumiu o cargo em julho, pregando a continuidade no compromisso da empresa com a agricultura tropical e com a sociedade brasileira, bem como o aprofundamento na busca da eficiência gerencial e excelência científica e tecnológica.

O novo presidente da Embrapa

Ao tomar posse como diretor presidente da Embrapa, Pedro Arraes destacou três orientações passadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes. “A marca da Embrapa tem que ser sempre a competência técnica, nenhuma outra; o Brasil é plural e a Embrapa tem que ser plural e deve buscar a harmonia para atender a todos; o Brasil tem que aumentar a sua contribuição para o mundo. Assim, a internacionalização da Embrapa não é apenas uma vontade de um governo, mas uma política de Estado, uma constante no futuro.”

Arraes estabeleceu quatro frentes de atuação para os primeiros 120 dias de sua gestão: governança, com a redefinição dos papéis dos diretores-executivos; planejamento, que entre outras ações contempla a elaboração de um plano diretor de tecnologia da informação e a definição da política de transferência de tecnologia da Embrapa, atribuindo responsabilidades regionais e complementando a competência das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), Ematers e organizações de produtores; monitoramento e avaliação, criando um painel externo de avaliação da gestão das unidades da empresa em todo o país; e operação, para dar continuidade e fortalecer o programa de desburocratização interna.

Para os próximos três anos, o presidente da Embrapa pretende promover a criação de estratégias para dar maior unicidade de atuação da empresa, a readequação do modelo institucional, tornando-o mais ágil, e focar na otimização de processos e ações de atividades não-fim. Com todas essas ações, Arraes pretende realizar uma gestão voltada para a valorização dos recursos humanos da Embrapa, os desafios atuais do agronegócio e os desafios potenciais a serem enfrentados pela Embrapa no futuro.

Quem é Pedro Arraes

Pedro Antonio Arraes Pereira, 56 anos, carioca, é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e tem mestrado e doutorado em Melhoramento e Genética de Plantas pela Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Seu pós-doutorado em Genética Molecular e Marcadores Moleculares no Feijoeiro Comum foi concluído em 1996 na Universidade da Califórnia, Davis.

Iniciou a carreira de pesquisador em 1977 como bolsista da Embrapa, ainda no segundo ano de agronomia. Já graduado, ingressou na Embrapa em 1980 e começou a trilhar o caminho de liderança em pesquisa quando, após seu doutorado, ajudou a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia) a implantar a filosofia de melhoramento genético integrado de feijão, com o uso de genótipos nativos e cultivados, o que resultou no lançamento de variedades de expressiva repercussão no mercado de feijão.

No retorno do pós-doutorado, estruturou o laboratório de marcadores moleculares, essencial para os trabalhos de biotecnologia. Coordenou vários projetos de pesquisa, orientou teses, participou de mais de 80 reuniões cientificas nacionais e internacionais, foi bolsista do CNPq de 1989 a 1995 e publicou 50 trabalhos científicos, seis deles de alcance internacional.

Pedro Arraes participou de missões oficiais do Governo Brasileiro na China e no Egito, de fóruns organizados pela FAO, no Banco Mundial e no Banco Interamericano em Washington (EUA), e nos painéis de avaliação de centros internacionais e de seleção de membros para o Conselho de Ciência do Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR).

Como gestor, foi coordenador do laboratório da empresa nos Estados Unidos, o primeiro dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior (Labex), de 2004 a 2007, e membro do Fundo Setorial do Agronegócio representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2001 a 2003. Na Embrapa Arroz e Feijão, foi chefe geral de 1997 a 2004 e chefe de pesquisa de 1989 a 1995. Era, novamente, o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, posição que deixou para assumir o cargo de diretor presidente da Embrapa.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul

(53) 3242-8499 - ramal 253 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025