Embrapa e UFRB abrem seleção para mestrado em recursos genéticos vegetais
Duas semanas após assumir a chefia geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP), o pesquisador Luiz Henrique Caparelli Mattoso faz a primeira viagem oficial de sua gestão, para a Alemanha. A convite do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) e do Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMELV), o pesquisador vai discutir a implantação de um Laboratório Virtual (Labex) da Embrapa no país.
O chefe geral viaja junto com uma delegação, que inclui pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA), para uma extensa agenda de compromissos no período de 4 a 8 de outubro.
Primeiro, eles visitam instalações de pesquisa em Jülich e Aachen, na região administrativa de Colônia no estado de Renânia do Norte-Vestfália, localizada ao oeste da Alemanha. Depois seguem para o centro-norte do país, onde visitam Braunschweig, uma cidade do estado da Baixa Saxônia.
Em Berlim, capital, deverá ocorrer à discussão final do projeto para estabelecimento de parcerias entre Brasil-Alemanha. Os chefes das Divisões para Cooperação com a América do Norte e do Sul dos dois ministérios, Irina Ehrhardt e Birgit Risch, comentam que estão ansiosos pelo encontro, para um diálogo construtivo e para intensificar a colaboração com o Brasil.
Para Mattoso, “essa discussão é bastante oportuna, porque, além de estarmos no ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação, ela também acontece logo após a publicação da Medida Provisória no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro, que altera a redação da lei que criou a instituição, permitindo que as atividades de cooperação científica, tecnológica e de transferência de tecnologia fora do território nacional sejam exercidas com mais autonomia. É uma conquista para a Embrapa e para o Brasil”, acrescenta Mattoso.
Joana Silva
Embrapa Instrumentação Agropecuária
(16) 21072901
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura