Câmara de Hortaliças apresenta ações do programa de produção integrada
Os proprietários de imóveis rurais têm quinta-feira (30), para entregar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). A declaração é obrigatória e pode ser realizada nos sindicatos rurais espalhados pelos municípios capixabas e na Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes).
Para fazer o procedimento, é preciso levar a cópia da declaração do ITR do ano passado. Quem for declarar pela primeira vez, precisa retirar na Receita Federal, o número de inscrição do imóvel rural (Nirf), que deve ser levado junto com a Certidão de Registro de Imóveis, na hora de preencher o ITR.
Produtores rurais que tenham propriedades de até 30 hectares que não sejam exploradas por contrato de arrendamento, comodato ou parceria, não possuem imóvel urbano e não tenham empregados, estão dispensados da apuração do ITR.
ADA
O preenchimento do ADA - Ato Declaratório Ambiental, para proprietários que possuem área de mata é obrigatório anualmente. A não apresentação da declaração dentro do prazo estipulado implica em multa 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto, sendo que o valor não pode ser inferior a R$ 50. Mesmo quem possui isenção do imposto, precisa apresentar a declaração. Quem não realizar o procedimento, leva multa de R$ 50 e é impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e na obtenção de financiamento agrícola.
Imposto Territorial Rural (ITR)
O ITR é um imposto brasileiro, calculado sobre o valor da terra, sem qualquer tipo de benfeitoria ou beneficiamento, inclusive plantações, informado pelo proprietário.
O imposto funciona como instrumento auxiliar de disciplinamento do poder público sobre a propriedade rural. Parte da receita vai para o município e o estado que realizam a arrecadação, em proporção variável conforme a fiscalização mais expressiva, ou seja, quem fiscaliza mais, leva o maior pedaço do imposto.
Mais informações na Faes pelo telefone (27) 3185-9230.
Marcelle Desteffani
Iá! Comunicação
(27) 3314 5909
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura