29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo acontece em agosto
A Santa Helena Pecuária (SHP) foi surpreendida, neste primeiro semestre de 2012, com o peso de seus bezerros F1, nascidos do cruzamento entre Nelore e Devon. Os animais estão pesando 267 kg no desmame, quando o normal é um peso médio de 240 kg. O grupo de fazendas localizadas nos municípios de Alcinópolis e Figueirão (Mato Grosso do Sul) tem seu trabalho de melhoramento genético reconhecido pelo mercado e por pecuaristas em função do cruzamento das duas raças.
Recentemente, a estância vendeu 300 desses novilhos para criadores de São Gabriel d’Oeste (MS) pelo preço de R$ 3,85 o quilo, totalizando aproximadamente R$ 1.027,00 por cabeça. “Esses números nos surpreendem, principalmente se levarmos em consideração que eles foram criados sem nenhum tipo de suplemento, com uma alimentação exclusiva a base de capim e sal-mineral”, afirma Alexandre Ferrari, proprietário da SHP.
Os novilhos vendidos pela pecuária são todos filhos de touros Devon adquiridos junto à Cabanha Santa Maria, de São Gabriel, do criador Carlos Benedito Franco. A última aquisição, realizada no final do ano passado, foi de um lote de 40 animais. Para 2012, a SHP planeja uma nova compra de touros da raça britânica em setembro. A raça Devon é utilizada pela Santa Helena Pecuária há seis anos com o objetivo de desenvolver animais com melhor rendimento de carne e precocidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura