Bertin S.A. seleciona para programa de trainee
Escolas rurais dos municípios pernambucanos de Palmares, Gameleira, Rio Formoso e Água Preta, além do Núcleo-piloto de Gestão e Informação Tecnológica para a Agricultura Familiar na Mata Sul Pernambucana (NAF-Mata Sul), em Catende, receberão as Minibibliotecas da Embrapa. A entrega será na sede do NAF-Mata Sul, que fica em Engenho Ouricuri, a partir das 10h30, desta quarta-feira, 26 de novembro, com a assinatura do termo de responsabilidade entre a Embrapa e os diretores das escolas rurais. Pernambuco já tem 44 escolas contempladas com o projeto.
Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural’ e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’, editados pela Embrapa Informação Tecnológica. Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros. O Projeto Minibibliotecas compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação em diferentes mídias, contendo informações tecnológicas geradas pela Embrapa e orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões brasileiras.
Estão previstas, na cerimônia de entrega das novas Minibibliotecas, as presenças do secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Geraldo Júlio de Mello; do gerente-geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata), Leonardo Ramos, além de representantes da sociedade do território da Mata Sul.A Embrapa, que é a responsável pelo projeto Minibibliotecas, estará representada por Mayara Rosa Carneiro (Embrapa Informação Tecnológica), Selma Cavalcanti Holanda Tavares (Embrapa Solos) e José Gouveia Figueiroa (Embrapa Tabuleiros Costeiros).
O NAF-Mata Sul é um dos quatro núcleos-piloto (os outros estão na Bahia, Pará e Mato Grosso do Sul) criados pela Embrapa para o fortalecimento do desenvolvimento territorial. Em Pernambuco, a coordenação do Núcleo, cujos recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está sob a responsabilidade do Promata e o acompanhamento das ações é realizado pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) Josué Francisco Silva Junior.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Embrapa Solos (81 3325-5988 r. 204) e sobre a as minibibliotecas no site da Embrapa Informação Tecnológica (www.sct.embrapa.br
Escolas contempladas:
Escola Municipal Venâncio Pessoa de Melo - Água Preta
Escola Estadual Agrícola de Palmares - Palmares
Escola Municipal Antônio Conselheiro - Gameleira
Escola Municipal de Siqueira -Rio Formoso
Sede do NAF-Mata Sul/Promata - Catende
Gislene Alencar
Embrapa Tabuleiros Costeiros
www.cpatc.embrapa.br / 79 4009-1381
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura