Corteva Agriscience leva à AgroBrasília soluções em sementes, proteção de cultivos, biológicos e treinamento

Durante o evento, a companhia promove o Programa de Aplicação Responsável (PAR) em seu estande, com orientações para o público sobre aplicação correta de defensivos e boas práticas agrícolas

23.05.2023 | 15:41 (UTC -3)
InPress Porter Novelli
Durante o evento, a companhia promove o Programa de Aplicação Responsável (PAR) em seu estande, com orientações para o público sobre aplicação correta de defensivos e boas práticas agrícolas
Durante o evento, a companhia promove o Programa de Aplicação Responsável (PAR) em seu estande, com orientações para o público sobre aplicação correta de defensivos e boas práticas agrícolas

A Corteva Agriscience integra mais uma edição da AgroBrasília, realizada de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Neste ano, a empresa apresenta lançamentos e tecnologias em sementes e proteção de cultivos, incluindo suas soluções biológicas, que ajudam a impulsionar a produtividade e rentabilidade dos agricultores.

Na AgroBrasília 2023, a Corteva destaca o Sistema Enlist, que já está em sua segunda safra e traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, e sustentado pelo pilar de Boas Práticas Agrícolas, o Sistema Enlist promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade, conveniência, flexibilidade e maior controle na aplicação, por isso é considerado a escolha mais simples para a produtividade evoluir.

As sementes Enlist E3 são tolerantes ao Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja. Com o Sistema Enlist, o produtor tem muito mais flexibilidade e pode escolher como e quando aplicar os herbicidas, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle de plantas daninhas e altas produtividades.

No evento, é possível conhecer melhor a tecnologia Enlist nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva, e o herbicida Enlist Colex-D, que oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas e redução no potencial de deriva de até 90%, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Além de conhecer toda a evolução que o Sistema Enlist está fazendo na agricultura, os visitantes poderão integrar a logomarca do Sistema. No estande, haverá um totem para tirar fotos que, instantaneamente, irá formar em um painel o logo de Enlist com a #EuRecomendo.

Programa de Aplicação Responsável (PAR) e Boas Práticas Agrícolas

A área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva também estará presente no evento, com o compromisso de promover ainda mais conhecimento sobre uma agricultura segura, produtiva, responsável e sustentável. O programa de BPA da companhia leva orientação e capacitação a milhares de agricultores e profissionais do setor, no Brasil e Paraguai, com foco em cinco pilares: manejo de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, manejo de doenças, tecnologia da aplicação e segurança do trabalhador.

Em seu estande, a Corteva irá promover aos visitantes o Programa de Aplicação Responsável (PAR) com conteúdos sobre condições adequadas para aplicação de defensivos agrícolas (temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar), segurança na manipulação e uso, tipos e indicações de pontas de aplicação e classe de gotas de acordo com o produto a ser aplicado (herbicidas, inseticidas ou fungicidas). A empresa também apresentará ao público o simulador de deriva, que ilustra como as boas práticas agrícolas e novas tecnologias, como o herbicida Enlist Colex-D, contribuem para a diminuição da deriva.

Em 2022, além do PAR, a área de BPA da Corteva realizou a iniciativa ‘Expedição Agricultura para a Vida’ e projetos socioambientais em 15 estados brasileiros e com a participação de aproximadamente 6.200 pessoas. Os visitantes também poderão reforçar a importância das Boas Práticas Agrícolas levando para casa uma fita com frases dos principais pilares da área: “utilize sementes certificadas”, “realize o tratamento de sementes” e “faça rotação de culturas”. As fitas também poderão ser amarradas em uma planta de soja para mostrar como as Boas Práticas Agrícolas trazem ganho na produtividade na lavoura e na vida.

Marcas de Sementes

Celebrando 5 anos, a Brevant Sementes apresenta aos visitantes os excelentes resultados alcançados pelo robusto portfólio de sementes de soja, milho e sorgo nas últimas safras. Para os sojicultores, a marca disponibiliza as cultivares B5830CE, B5630CE e a B5710CE com a biotecnologia Conkesta E3, que auxilia no controle das principais lagartas que atacam a cultura e possibilita flexibilidade no manejo de plantas daninhas. A marca também oferece a tradicional DS7417IPRO. 

Em milho, a marca destaca o híbrido lançamento para a safrinha: B2741PWU, além dos tradicionais B2800VYHR, B2620PWU, B2401PWU, B2702VYHR e o B2782PWU. A Brevant Sementes conta com a biotecnologia PowerCore Ultra, com quatro proteínas inseticidas que conferem proteção contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura do milho, além de duas proteínas com tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio. Outros destaques, são os híbridos de sorgo: 1G100, o mais plantado da última safra, o 1G233, B1G255 e o B1G211.

A tradicional marca de sementes da Corteva, a Pioneer, com mais de 50 anos no mercado brasileiro, estará no AgroBrasília apresentando muitas novidades, além de seu robusto portfólio para milho, soja e sorgo. Para os sojicultores, será apresentada a nova variedade com a biotecnologia Conkesta E3: 98R30CE, além das tradicionais 96Y90, 95Y95IPRO, 96R10IPRO, 97R50IPRO e a 97Y97IPRO.

Já do portfólio de milho da marca, os visitantes poderão conferir os lançamentos em híbridos para o Cerrado: P3440PWU e P3394PWU. A Pioneer também leva as variedades: P3707VYH, P3808VYHR, P4285VYHR, P3898R e o P3601PWU. As sementes de milho da Pioneer® também possuem a biotecnologia PowerCore Ultra, que auxilia na proteção contra as principais lagartas.


A Pioneer conta ainda com híbridos de sorgo, entre eles, o 50A60, o 50A40, o 84G05 e o 83G01. Para receber os produtores para conhecer mais sobre as novidades e trocar experiências, a marca conta com o Rancho Pioneer, local exclusivo na sua área plantada com as cultivares e híbridos.

A Cordius, marca de licenciamento de sementes da Corteva Agriscience, que desenvolve e disponibiliza genética de alta performance para quem produz, através dos multiplicadores licenciados, também está presente na AgroBrasília apresentando suas as variedades de soja com Enlist E3® e os altos resultados de produtividade por meio de um painel com raio-x eletrônico.

Biológicos

A Corteva vem reforçando o seu compromisso em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução e com eficácia comprovada. No início de março, a empresa anunciou que concluiu globalmente as aquisições da Symborg, empresa especialista em tecnologias microbiológicas (sede em Murcia, Espanha), e da Stoller, uma das maiores empresas independentes do mundo no setor de Biológicos (sede em Houston, Estados Unidos).

Além disso, a Corteva já tem em seu portfólio atual soluções para nutrição e controle biológico para culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e outras especialidades. Todo o portfólio será apresentado no evento. Entre as soluções da companhia estão os produtos para solubilização de fósforo Omsugo Eco (para cana-de-açúcar) e o Omsugo P (para soja), os nematicidas microbiológicos Inlayon Eco (cana) e Inlayon (soja e algodão) e o inseticida microbiológico Tezpetix Beauve. 

Omsugo Eco e Omsugo P são compostos por duas cepas distintas, exclusivamente selecionadas e desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa nos últimos 18 anos. Eles aumentam a disponibilidade do fósforo que fica retido no solo e matéria orgânica e maximizam a eficiência nutricional das plantas através de um melhor aproveitamento da adubação fosfatada, contribuindo com ganhos na produtividade e longevidade da lavoura e na otimização dos investimentos passados e futuros do campo. 

Para a sustentabilidade e proteção da lavoura, o agricultor pode contar também com Inlayon Eco e Inlayon, nematicidas microbiológicos que ajudam a maximizar o potencial produtivo das plantas e proteger as raízes, contribuindo para uma lavoura mais saudável e produtiva. Com uma cepa exclusiva, descoberta em solo brasileiro, é originalmente eficaz no controle dos principais nematóides, proporcionando o melhor estabelecimento da planta.

Tezpetix Beauve chega como uma ferramenta complementar ao controle químico, para o manejo de Dalbulus maidis, conhecida como cigarrinha do milho, um dos principais problemas enfrentados pelos produtores desta cultura. A solução, alinhada com os programas de manejo integrado de pragas (MIP), contribui para evitar os danos por enfezamento e proteger o potencial produtivo da lavoura. A solução biológica, em uma oferta combinada, traz excelentes entregas no campo. 

Tratamento de Sementes

A Corteva segue investindo na área de Tratamento de Sementes e leva ao evento o seu primeiro nematicida biológico para este segmento, o Lumialza. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra uma gama de nematóides nocivos, sem interrupção das atividades de organismos benéficos ao solo, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se por mais de 80 dias.

Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor, que possui foco nas culturas de soja, milho, algodão, sorgo, e recentemente, teve seu registro ampliado para arroz e feijão. Âncora do portfólio, Dermacor oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada. 

Visando fortalecer a estratégia para TSI, a Corteva lança globalmente, nas sementes Pioneer e Brevant Sementes, a marca LumiGEN, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Além do pilar de serviço, onde todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.

Proteção de Cultivos

Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderão conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções. Os fungicidas, herbicidas e inseticidas têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções:

Viovan: apresenta controle superior contra ferrugem asiática, além de doenças como mancha-alvo, mancha-parda, cercospora e oídio, promove proteção com maior seletividade à cultura e oferece resultados visivelmente melhores.

Aproach Power: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Indicado para o controle de ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio.

Vessarya: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, oídio e DFCs (doenças de final de ciclo) tais como a mancha-alvo e mancha-de-cercospora. Outros atributos importantes do produto são: alta sistemicidade e efeito translaminar, que trazem melhor absorção e menor risco de lavagem pelas chuvas.

Os três fungicidas contam com o princípio ativo Onmira active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva.

Paxeo: herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. 

Expedition: ferramenta para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva Agriscience, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia na fase de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias.

Exalt: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.

Intrepid Edge: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual.

Exalt e Intrepid Edge são compostos por Jemvelva Active (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro