Nova comissão de silvicultura da CNA será criada durante o tocantins florestal

05.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, anunciará na próxima terça-feira (9), durante o 1º Congresso Florestal do Tocantins – Tocantins Florestal, em Palmas (TO), a criação da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA. Na abertura do evento, no Theatro Fernanda Montenegro, a presidente da CNA fará palestra sobre “O Novo Código Florestal Brasileiro”.

 

A discussão de propostas que permitam a melhoria da atividade de reflorestamento no Brasil estará entre as funções da nova Comissão Nacional. Caberá a esta Comissão assessorar a diretoria da CNA sobre as questões na área da produção florestal, elaborando estudos e propostas que contribuam para o desenvolvimento do setor. A CNA tem 14 comissões nacionais, cujos trabalhos são conduzidos por um presidente nomeado pela CNA. As comissões têm número variável de membros, indicados pelas Federações da Agricultura, associações e cooperativas que atuam em cada um dos segmentos representados. As empresas do setor também podem participar das reuniões, a convite do presidente da comissão.

 

A Comissão Nacional de Silvicultura será a 15ª da CNA. A importância do setor de florestas plantadas levou a CNA a criar a comissão. Em 2009, a área total de florestas plantadas de eucalipto e pinus em todo o Brasil atingiu 6,310 milhões de hectares, crescimento de 2,5% em relação ao total de 2008, de acordo com números da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF).

 

Na avaliação da ABRAF, o crescimento de 25% ficou abaixo do potencial do segmento, reflexo da crise financeira internacional de 2008, que afetou a economia mundial e resultou em queda na demanda pelos produtos produzidos a partir de madeira originária de florestas de eucalipto e pinus. No período de 2005 a 2008, o crescimento médio anual foi de 5,5%.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

(61) 2109 1419

Cna.Comunicacao@cna.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025