Nigéria anuncia lançamento do projeto de mecanização agrícola

Plano terá recursos de EU$ 1,1 bilhão

28.03.2022 | 15:27 (UTC -3)
Nelson Moreira

Um projeto para incentivar a produção de alimentos na Nigéria está quase pronto para ser lançado, conforme afirmou o embaixador do País, Muhammad Makarfi Ahmad . O Green Imperative é um projeto de parceria estratégica entre a Nigéria e o Brasil cujo objetivo é a troca de tecnologia em produção tropical e de equipamentos como tratores e implementos do Brasil para o país africano.

Conforme salienta o Embaixador o Brasil é reconhecido mundialmente como produtor de alimentos em ambiente tropical e a Nigéria tem características muito semelhantes ao Brasil, “por isto se torna o parceiro ideal para o intercâmbio de tecnologias”, afirma.  Ahmad complementa dizendo que o total de recursos destinado ao projeto é de E$ 1,1 bilhão e tem como fonte o Governo da Nigéria e bancos privados mundiais como o Deutche Bank. O embaixador afirmou ainda que toda a documentação referente ao repasse deste recurso já está pronta, assinada. “Isto nos permitirá dar o start no Green Imperative ainda no final do primeiro trimestre deste ano”, assegurou. 

O embaixador Ahmad apoveitou sua passagem pela feira para visitar diversos estandes, entre eles o da LS Tractor, uma das empresas apoiadoras desta iniciativa, onde foi recebido pelo Vice-presidente, André Rorato. O projeto tem ainda parceria com a FGV Europa, braço internacional da Fundação Getúlio Vargas, que vai prestar uma assessoria ao comprador dos produtos, no sentido de ele ter rentabilidade de longo prazo, na sua atividade agrícola. A entidade irá auxiliar o produtor nigeriano em montar um plano de negócio onde terá um estudo sobre a melhor cultura a ser produzida e qual a rentabilidade que ele vai ter até os próximos 10 anos. “É um programa que permite ao agricultor ter uma visão de longo prazo encontrando formas de tornar esta atividade bastante sustentável, que permita ele permanecer na atividade”, diz Ahmad. O embaixador explicou que quando o agricultor fizer a compra de um trator ou implemento, as empresas que fazem parte do programa auxiliarão o agricultor em todo o processo de aprendizado a utilizar a ferramenta e também na assistência técnica pós venda.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024