Sumitomo Chemical envia pedidos de registro para o novo herbicida Rapidicil
O produto pertence a uma classe de compostos conhecidos como inibidores de protoporfirinogênio oxidase (PPO)
A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, apresenta na Agrishow 2022, que ocorre de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto (SP), sua ampla linha de tratores agrícolas, pensada para atender as necessidades de todos os perfils de produtores. Entre as novidades do estande da marca estão o T5.110 S, um trator que agrega força, robustez, conforto e confiabilidade, e é ideal para longas jornadas de trabalho.
Também estará presente na feira agrícola – que este ano chega à 27ª edição – o T6 Methane Power, o primeiro trator movido a biometano do mundo. Ele inaugura uma nova categoria de máquinas agrícolas, inovando no uso de combustíveis mais limpos e reduzindo as emissões em até 80% na comparação com os tratores a diesel.
Assim como o trator biometano, os novos T8 e T9 PLM Intelligence trazem conectividade embarcada de fábrica. Ambos são máquinas de alta potência agregada à tecnologia digital, capaz de gerar dados em tempo real de telemetria e agronômicos que ajudam o produtor na rápida tomada de decisão.
Entre os principais destaques do estante da New Holland está o T5.110 S, trator de média potência que agora está disponível para os produtores brasileiros. “Esse trator é um sucesso de vendas nos países onde foi lançado. Ele vem para para ampliar o nosso portfólio com base em diferencias como tecnologia, força, robustez, confiabilidade, conforto e simplicidade de operação, juntamente com características técnicas que permitem atender aos mais diversos tipos de implementos”, destaca o diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina, Cláudio Calaça Júnior.
De acordo com Calaça, o objetivo da marca é ampliar ainda mais a oferta de tratores de média potência no país. Em linhas gerais, o T5.110 S apresenta um melhor desempenho e eficiência de transmissão, hidráulica e tomada de força, tornando-se bastante competitivo num mercado voltado a pequenos e médios agricultores profissionais.
O T5.110 S agrega ainda destaques em sua configuração que o fazem um dos tratores mais completos e potentes da categoria, equipado com motor FPT S8000 TIER 3, de 4 cilindros e 111cv de potência nominal. Com uma transmissão denominada de Electro Command™, de 16x16, do tipo Semi Automática (Semi PowerShift), com 4 velocidades e 4 gamas, aliado com um sistema de reversor eletro-hidráulico, trocas de marchas suaves e o conforto de uma cabine espaçosa e silenciosa, é o trator perfeito para o agricultor que passa longas horas em operação no campo. As opções de tomada de força 540/540E/1000 e capacidade de levante de hidráulico de 5200 kg permitem trabalhos com diferentes tipos de implementos e condições de operação.
O primeiro trator do mundo movido a gás metano, que está sendo lançado comercialmente no país, será outra grande atração do estande da New Holland na Agrishow. Apresentado ao público nas feiras agrícolas Show Rural Coopavel (PR), Expodireto Cotrijal (RS) e Tecnoshow Comigo (GO), T6 Methane Power, fabricado em Basildon, na Inglaterra, chega ao Brasil via importação.
O trator biometano inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de combustíveis alternativos e mais amigáveis ao meio ambiente, e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional. Ele pode utilizar o gás proveniente das operações de cana-de-açúcar ou dejetos de animais, por exemplo, como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerar o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel, o que produz uma sensível redução nos custos operacionais.
O T6.180 Methane Power vinha sendo testado no Brasil desde 2017 e chegou a ser apresentado na própria Agrishow em 2019, ainda como protótipo. Recentemente, já como produto final, foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu em outubro de 2021 em Bolonha, na Itália.
“Esse tipo de trator dá ao produtor rural ou à usina a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, afirma Calaça.
Desde 2006, quando a New Holland lançou sua estratégia de Líder em Energia Limpa, seguida pelo lançamento em 2013 do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, a marca tem repetidamente enfatizado seu compromisso de cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2.
Para isso, o T6.180 Methane Power possui motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 175 hp como seu equivalente a diesel, com custos de operação até 30% mais baixos. Os injetores de gás e as velas de ignição substituem o injetor de diesel, com o gás injetado em cada cilindro para uma combustão constante, limpa e maximizada. Em comparação com os limites permitidos pelas regras de emissões do Estágio V da UE, as emissões de monóxido de carbono do T6.180 movido a metano são 80% mais baixas.
Na linha de tratores de alta potência, os destaques da New Holland são novos T8 e T9 PLM Intelligence, que contam com uma arquitetura eletrônica embarcada de fábrica totalmente remodelada e voltada para a agricultura digital, conectada e de alta performance. Os tratores T8 e T9 PLM Intelligence trazem um novo conceito que busca melhorar a eficiência, entregando maior produtividade com menor custo operacional.
O PLM (Precison Land Management) Intelligence traz, entre outros benefícios, um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão do campo. A conectividade total destes tratores possibilita, por exemplo, uma melhor gestão da frota, seu controle e suporte nas operações agrícolas, já que estarão totalmente conectadas com os novos portais da marca, o Mynewholland, de suporte e treinamento, e o Myplmconnect, de telemetria.
Com essa tecnologia 100% conectada, o produtor rural vai economizar em sementes, defensivos químicos, combustível e, ao mesmo tempo, aprimorar a gestão da frota de máquinas, otimizando assim o tempo das operações agrícolas e da mão de obra, tendo sempre em mãos informações importantes que vão ajudá-lo a fazer a tomada de decisão em tempo real e gerir da melhor forma possível a propriedade.
A nova família T8 PLM Intelligence foi criada para atender as expectativas dos clientes que buscam tratores de alta potência. Entre os benefícios estão: a redução da janela de operação, com maior produtividade; diminuição dos custos fixos e gastos com mão-de-obra com a melhor performance do trator; conectividade e telemetria para maior controle e disponibilidade; mais conforto e ergonomia para o operador, com uma cabine com visibilidade 360 graus amigável e controles intuitivos.
Outra novidade é a transmissão Full PowerShift Ultra Command 21x5, que vai equipar os tratores T8.430 e T8.440. Com novos componentes e processos de montagem, a nova transmissão proporciona maior robustez e durabilidade, suportando mais peso e potência, além de garantir o máximo de conforto e eficiência. O conjunto conta ainda com o modo Autoshift (GSM), que controla a velocidade do trator e escolhe a melhor rotação do motor com a marcha adequada para a carga do implemento.
Já o T9 PLM Intelligence – máquina consagrada no mercado de tratores de alta potência – é um equipamento que atende às mais exigentes demandas de plantio e preparo de solo, mesmo com os maiores e mais pesados implementos. A nova geração do trator, que é articulado, agora está preparada para a era digital e conectada, atendendo todos os perfis de clientes, desde os que buscam maior performance com baixo custo àqueles que valorizam conectividade e serviços. Trata-se de uma máquina ideal para médias e grandes áreas e voltada para produtores que buscam a melhor performance com baixo custo operacional.
O T9 PLM Intelligence é um trator voltado, por exemplo, para o preparo de solo, especialmente em culturas do Cerrado, como soja, milho e algodão. Por sua força, robustez – e contando com tração integral – é a máquina ideal para puxar plantadeiras maiores, por exemplo. A máquina conta ainda com controle de insuflagem em tempo real dos pneus, podendo ser aplicado também em implementos com pneus. É possível monitorar até 16 pneus simultaneamente. O sistema pode ser programado para emitir alertas em caso de baixa pressão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura