Nelore mocho é destaque na PGP a Pasto da Embrapa

16.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

O reprodutor nelore mocho Ilópolis CV, do criador Carlos Viacava, foi o segundo colocado no 11ª Prova de Ganho de Peso a Pasto da Embrapa (PGP) na categoria Elite, com classificação Excelente no EPEMURAS.

O EPEMURAS é uma avaliação visual da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) envolvendo caracterização racial, esqueleto, aprumos, musculatura, umbigo, precocidade, aparelho reprodutivo incluindo testículos.

A marca CV participou com cinco animais e classificou três no grupo Elite: o filho do Ilópolis de CV, Pitt-Bull (2°), o filho do Oficial da SM, Penni de CV (7°) e o filho de Jaguarari de CV, Platão de CV (13°). Ilópolis está contratado pela Lagoa da Serra e Jaguarari, pela Semex, ambos com venda de sêmen disponível para o mercado.

“Ilópolis é um touro que transmite muita musculatura, ossatura forte, precocidade em ganho de peso com excepcional caracterização racial e está entre os touros top em comercialização de sêmen na central CRV Lagoa com mais de 28 mil doses comercializadas nos últimos três anos, um recorde no nelore mocho”, detalha Ricardo A. M. Abreu, gerente Produto Corte Zebu da central.

Destaque também para Jaguarari de CV, Campeão da Prova de Ganho de Peso a Pasto do Grupo Noroeste, com genética consagrada por meio de seus descendentes. No ano passado, classificou dois de seus primeiros filhos como Top Class na prova do Centro de Performance Lagoa da Serra e agora se destaca com mais um filho no grupo Elite. “Possui genealogia refrescada, pelas indicações de homozigose para o caráter mocho e pelo comprimento de suas costelas, demonstrando sua grande precocidade de acabamento de carcaça”, explica Viacava.

Pelos critérios estatísticos adotados na prova, de 111 animais da raça nelore (mocho e padrão) participantes do teste, apenas 13 são classificados como Elite. Depois, ela ordem, os do grupo Superior (43), Regular (36) e Inferior (19).

O Nelore Mocho participou com 46 animais (41%) e classificou 9 no grupo Elite, ou seja, 70%. Mais ainda, os três primeiros colocados na 11ª PGP são mochos: em primeiro, filho de Oficial da SM, em segundo, filho de Ilópolis de CV e, em terceiro, filho de Gropai do Avahy.

Segundo o Pesquisador em Genética e Produção Animal da Embrapa Cerrados/Arroz e Feijão, Claudio Magnabosco, pelo resultado do teste, o nelore mocho foi muito superior ao de chifre em termos de desempenho. “Isso significa que devem ser avaliados conjuntamente, seja em pistas de julgamento, provas de ganho de peso e avaliação genética (ANCP), afinal, se o animal tem mérito, isso pode ser confirmado em qualquer avaliação de peso no Brasil”, argumenta.

Disputa acirrada

Participaram da prova os mais disputados reprodutores da atualidade, incluindo Ranchi, Chiva, Bacana, Oficial, Evereste, Geru, Apelo, Provador, Galileu, Ranger, Legat, Quark, Bitelo, Fajardo, Ilópolis, Feriado, Heliaco, Ilustre, Xavante, Napoleão, Big Bem, Voltaire, Panagpur, Rambo, entre outros. Vários destes touros possuem título de Grande Campeão Nacional de Uberaba ou do ranking da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)

Parceria entre a Embrapa Arroz e Feijão / Cerrados e a Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), com aval da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a PGP a pasto começou no dia 4 de junho de 2008 e durou 294 dias (70 dias de adaptação e 224 dias de prova). Contou com a participação de 111 animais da raça nelore, de 32 criatórios de cinco Estados (GO, MT, MS, SP, TO e do DF).

Durante o teste, os animais foram mantidos em pastagens renovadas pelo sistema de integração lavoura e pecuária, sendo suplementados apenas com mineralização, de acordo com a categoria animal e época do ano.

Mais informações:

/

/

Beth Pereira,

Imprensa CV

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025