São Paulo lança censo agropecuário
A cidade de Gramado/RS será sede, entre os dias 22 e 25 de abril, da primeira edição da Feira da Floresta. O evento, que acontecerá no Centro de Eventos Serra Park, irá apresentar inovações na área da tecnologia de produção florestal e industrial, produtos madeireiros e oportunizar negócios.
Paralelamente, ocorrerá uma mostra educativa sobre a cadeia florestal e um fórum de debates sobre o agronegócio florestal, que terão a participação da Emater/RS-Ascar.
A cadeia produtiva de base florestal atualmente desenvolve seu projeto de crescimento baseado na expectativa de promoção da sustentabilidade, capaz de gerar crescimento econômico com justiça social e conservação ambiental. A área plantada, que hoje totaliza aproximadamente 560 mil hectares, correspondendo a 2% da superfície total do RS, pode crescer até a 900 mil hectares com novas indústrias que chegam ao Estado. O potencial existente para sua expansão, aliada à alta competitividade, deverá colocar o Rio Grande do Sul como um importante polo florestal-industrial brasileiro e relevante no cenário mundial. Através da pesquisa e da geração de tecnologia desenvolvidas pelos setores público e privado, são projetados novos usos da madeira para o futuro. A Feira da Floresta será o momento de apresentar o que está sendo feito e o que será feito no futuro.
Na área da Mostra Florestal, o público poderá conhecer o setor florestal gaúcho (história, importância, produtos). Neste espaço, a Emater/RS-Ascar irá mostrar as ações que desenvolve na área ambiental. Técnicos da instituição irão apresentar e explicar aos visitantes sobre o tratamento de moirões, a extração do extrato pirolenhoso, os sistemas silvipastoris, o trabalho com erva-mate (Projeto Cambona 4), os fitoterápicos produzidos com erva-mate e o Programa Florestal da Emater/RS-Ascar. Já o Fórum Internacional do Agronegócio Florestal irá discutir os temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, particularmente nos países do Mercosul, com análise de relevantes questões ambientais, sociais, econômicas, tecnológicas e promovendo o intercâmbio técnico e científico.
O Serra Park ainda oferece 130 mil metros quadrados de área plantada com acácia negra, eucalipto e pinus, o que é fundamental para uma feira que envolve tecnologia e equipamentos para o plantio, manejo, colheita, transporte, controle e acompanhamento ambiental, assim como tecnologias e equipamentos para a produção em médias e pequenas propriedades rurais, sob a ótica da integração agrossilvipastoril.
Rejane Paludo
Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul
/ (54) 3223-5633
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura