Fórum Abisolo: preço real da cesta básica caiu um terço em 15 anos
A Comissão de Agricultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento, e de Reforma Agrária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), definiu terça-feira (14/04), em sua 6ª reunião ordinária de 2009, data para a realização de uma audiência pública referente à proposta da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Espírito Santo (SFA/MAPA-ES), que solicita cessão dos armazéns do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizados no bairro Jardim da Penha, para reunir todos os órgãos federais e estaduais ligados ao setor agropecuário.
Estiveram presentes na reunião o superintendente da SFA/MAPA-ES, José Arnaldo de Alencar, o diretor Técnico do Instituto Luiz Guilherme Barbosa e o diretor de segurança da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Fabrício Quintanilha.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Atayde Armani (DEM), disse que é preciso uma discussão mais ampla do assunto, por isso marcou para o dia 28 de abril uma audiência pública, às 10 horas. “Temos que ter a consciência que aquele espaço é da população, acima de interesses de qualquer instituição. Hoje foi dado o primeiro passo para abrir essa discussão, agora todos os órgãos envolvidos e a comunidade vão ser convidados para participar”, afirma Atayde Armani.
Segundo o superintendente da SFA-ES, José Arnaldo de Alencar, há mais de 11 anos não entra uma saca de café naquela área e nenhum produtor capixaba coloca café no local. “Por isso o fato de a superintendência estar pleiteando a área para construir sua sede não vai prejudicar a nenhum produtor rural e nem faríamos isso jamais. Até porque estaríamos trabalhando de forma contrária”, relata.
O superintendente informa ainda que a área está sendo subutilizada por importadores de pneus e vinhos que não tem relação com o agricultor. “A questão é fazer uma análise do que existe lá hoje e se é viável que o governo continue com aquela área ociosa e continue pagando aluguel dos demais órgãos, que no nosso caso chega a 50% do nosso orçamento”, indaga José Alencar.
O diretor de segurança da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Fabrício Quintanilha defende uma parceria entre os órgãos e a comunidade. “Esse é um anseio antigo da Associação de Moradores de Jardim da Penha. É preciso fazer daquele local um espaço de serviço público para a população do Estado e também de área de lazer para a comunidade do bairro”, afirma Quintanilha.
Estiveram presentes também na reunião o vice-presidente da Comissão, deputado Luciano Pereira (PSB) e os membros efetivos, deputados Freitas (PTB) e Cacau Lorenzoni (PP).
Simone Sandre
Comissão de Agricultura da Ales
(27) 3382-3735
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura