Novo Conselho Deliberativo do Irga toma posse nesta terça-feira
A Navistar Mercosul, responsável pelos negócios da MWM Motores Diesel e da International Caminhões nos países relacionados, foi reconhecida pela 10ª vez por seus colaboradores como uma das 135 Melhores Empresas para Trabalhar, pesquisa divulgada pela Revista Época e conduzida pelo Great Place to Work Brasil.
A pesquisa contemplou 1.000 colaboradores das unidades de São Paulo e Canoas – RS, que responderam um questionário elaborado pelo GPTW; o formulário engloba diversos temas e busca principalmente analisar: política de gestão de pessoas, credibilidade da empresa e liderança, práticas de gestão, orgulho do funcionário em relação à empresa, imparcialidade e respeito. Toda a análise e tabulação das informações são realizadas pela organização da pesquisa. A cerimônia de premiação da edição de 2015 ocorreu na última segunda-feira, 17, em evento promovido pela Revista Época e confere a Navistar, pela 10ª vez, o título de uma das melhores empresas para trabalhar no país.
Essa conquista é resultado de diversos esforços e práticas realizadas pela companhia, que contribuem para a comunicação transparente e transmitem credibilidade nas informações internas. Uma delas é o chamado “Dia da Qualidade”, evento que reúne colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos para a divulgação de resultados e assuntos que dizem respeito à empresa de um modo geral. Ações motivacionais, como o “Programa Ideias” ou o “Promecom” (Programa de Melhoria Contínua), estimulam os colaboradores a buscar a melhoria de um processo muitas vezes obtendo redução de custos e produtividade por exemplo. Para incentivar a participação, os colaboradores ganham cupons para concorrer a um automóvel ao final de cada ano.
Atividades de segurança do trabalho, praticadas na Navistar Mercosul, também são destaque no ranking das atividades com melhor avaliação entre os colaboradores. Dentre elas, o diálogo diário sobre segurança, formulários de análise de riscos de acidentes, onde é possível detectar quaisquer situações de risco e saná-las, evitando possíveis acidentes. Procedimentos e rondas de segurança realizadas junto com a diretoria da companhia e a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o qual trata-se de um evento anual que a companhia realiza e tem como objetivo apresentar aos participantes, temas ligados a prevenção de acidentes e também à melhoria na qualidade de vida.
Além disso, outros exemplos relevantes são as práticas de desenvolvimento humano que a empresa realiza como os programas sociais “Crescer” e “EscolaFormare”, que aplicam conhecimento e práticas do universo profissional no cotidiano de muitos jovens do ensino técnico e de comunidades carentes ao redor da companhia. Além destas iniciativas contam também com o “Programa Nova Carreira”, direcionado aos colaboradores com idade a partir dos 45 anos, em fase de aposentadoria ou já aposentados.
Para a CFO, Sandra Mariani, Diretora também de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, essa conquista comprova que a missão da companhia está sendo cumprida ao ser uma empresa cidadã. “A conquista do Prêmio Great Place to Work é motivo de grande orgulho para todos da Navistar Mercosul, o conjunto dos esforços e da dedicação da companhia para os colaboradores e para a comunidade nos faz eleitos pela 10ª vez. Isso é reflexo da paixão, do comprometimento e das boas práticas tanto dos colaboradores como também da empresa. A companhia reconhece e valoriza essa relação humana.”, conclui Sandra.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura