Artigo - A importância do controle de qualidade de sementes
Estimam-se que US$ 150 milhões anuais são os prejuízos à produção, provocados pela espoliação causada pela mosca-dos-chifres, no rebanho nacional. O controle efetivo deste ectoparasita depende do uso de produtos químicos em programas envolvendo sempre o uso de inseticidas. Este contínuo e freqüente manuseio, ao longo dos anos, tem apresentado uma seleção de populações de moscas resistentes aos mosquicidas, com perda de eficácia dos produtos em uso, dificultando o seu controle e aumentando as despesas para tal.
A resistência à mosca-dos-chifres tem sido reportada para diferentes classes de parasiticidas, principalmente aos piretróides. Ela aparece em menos de 5 (cinco) anos, e está associada a fatores biológicos e genéticos, mas o principal fator está no manejo do método de aplicação, da freqüência do tratamento, época do ano, etc.
A demanda por estudos visando diminuir os efeitos do mau uso dos produtos, através da pulverização ou “pour-on”, para combate desta parasitose, demonstra que a utilização de alguns endectocidas Injetáveis seria uma ótima ferramenta para o controle da praga, minimizando os riscos de indução de resistência aos piretróides.
Conforme Reuel L. Gonçalves, gerente técnico da Biogénesis Bagó, revendo alguns estudos sobre o tema, destaca o trabalho Eficácia de ivermectina 1% p/p injetável no controle do estádio adulto da mosca-dos-chifres Haematobia irritans na Argentina, Bulman, G. M. et al, 1999, cujo resultado desse experimento confirma que a formulação avaliada – Ivergen Premiun LA – é útil para o controle do estágio adulto da mosca-dos-chifres, ao ser utilizado dentro de um programa integrado com outros ectoparasiticidas , para prolongar o uso dos inseticidas convencionais e, assim, postergar o aparecimento da temida resistência.
Sabendo-se que a mosca-dos-chifres suga as maiores quantidades de sangue na fase após a sua fecundação, o Ivergen Premium LA, da Biogénesis-Bagó, apresenta elevada concentração plasmática (+ de 30 ng/mL) de ivermectina, conseguida após a aplicação subcutânea, obtendo alto grau de eficácia em moscas adultas(adulticida), além da longa ação verificada por aproximadamente 28 dias.
Fonte: Comunicare – Soluções Integradas de Comunicação// fone: (41) 3013-5018
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura