Mosaic Fertilizantes, Zaraplast e Braskem lançam novas bags com potencial de evitar a emissão de mais de 100 toneladas de CO2 em 2023

Com as novas embalagens de 50kg, um amplo portfólio de produtos passa a ser utilizado em embalagens com conteúdo reciclado

03.10.2023 | 14:22 (UTC -3)
Larissa Calixto, edição Cultivar

A Mosaic Fertilizantes, produtora de fosfatados e potássio combinados, lançou uma nova sacaria com conteúdo reciclado com capacidade de 50kg. A adoção da nova embalagem sustentável está alinhada à estratégia de gestão, negócios e sustentabilidade da companhia, pautada nos princípios ESG, que já evitaram um valor estimado de mais de 65 mil kg de gás carbônico de serem emitidos.

A iniciativa dá continuidade à parceria entre a Mosaic Fertilizantes, Zaraplast e a Braskem. As empresas também inovaram em 2022 ao desenvolver as primeiras big bags de polipropileno com capacidade de 1 tonelada produzidas com conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) Wenew da Braskem. Agora, a nova embalagem, uma sacaria de ráfia com capacidade de 50kg, é produzida com 25% de resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew em sua composição.

Ao todo, foram investidos R$ 30 milhões de reais para a iniciativa, o que inclui aportes em centrais de recebimento (cooperativas) para logística reversa. Com as novas sacarias de 50kg, a Mosaic Fertilizantes vai passar a adquirir da Zaraplast cinco vezes mais embalagens sustentáveis por ano, sendo 1 milhão de big bags e mais 1,5 milhão das novas sacarias.

Até o momento, com as 100 mil embalagens já expedidas, a redução de emissões de CO2 corresponde a mais de 90 toneladas e 110 toneladas de recursos naturais, esse volume vai aumentar com a finalização do processo.

“Evidentemente, o projeto das bags sustentáveis, implementado no ano passado, foi um sucesso nos levando a ousar ainda mais em menos de um ano. Este novo passo demonstra o compromisso da companhia com a suas metas ESG, ampliando o uso de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado em sua cadeia produtiva. Nós continuamos direcionando recursos significativos para reduzir nossos impactos e melhorar o uso de recursos compartilhados. Essa premissa é uma prioridade para a companhia”, afirma Nancy Case, vice-presidente de Serviços Técnicos da Estrutura Organizacional de Operações da Mosaic.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro