IB realiza exames laboratoriais em soja para exportação
A Embrapa Meio Ambiente está consternada com o falecimento do senhor Élcio Spinassi, maior produtor de morangos de Atibaia e Jarinu, SP e grande incentivador do Programa de Produção Integrada de Morangos (PIMo).
O programa é desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Prefeitura de Atibaia e com a Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região.
Élcio Spinassi tinha grande importância para a cultura do morango no Brasil, não apenas por ser o maior produtor do Estado de São Paulo, cultivando também no Sul de Minas Gerais e fornecedor de mudas para diversas regiões produtoras do país. Élcio era um produtor diferenciado, interessado na busca e adoção de novas tecnologias, que investia na procura por informações e contatos, participando com recursos próprios de eventos de ciência e tecnologia. Acreditava, se empenhava, inspirava – como grande formador de opinião – e transpirava pela produção de morango.
Teve papel fundamental na construção participativa do programa PIMo em São Paulo, iniciada em 2006, ocasião em que era Presidente da Associação de Produtores. Nos anos seguintes, apoiou e incentivou os membros do Programa sendo, acima de tudo, uma pessoa muito sincera e verdadeira, que com seu jeito provocativo, questionador e visionário motivou grandes melhorias no Programa. Em várias circunstâncias foi generoso com produtores menores, doando mudas ou facilitando a forma de pagamento, o que ajudava a manter a cultura do morango na região. Doou as mudas para a primeira Unidade Demonstrativa Central da PIMo, que foi grande sucesso na safra de 2008. Por inúmeras vezes doou também morangos que enfeitaram estandes da Embrapa e parceiros em diversos eventos.
No presente momento, havia acabado de fornecer as mudas que serão plantadas em todas as Unidades Demonstrativas da PIMo na safra de 2010 e iria estrear como palestrante, oferecendo dicas de manejo para evitar a ocorrência do “vermelhão”, problema que devastou lavouras de morangos em todo Brasil, causando severas perdas na safra de 2009, juntamente com as chuvas. Vermelhão, pragas e doenças, adversidades climáticas, problemas sócio-econômicos e a violência, que acabou tirando a vida desse produtor, foram temas discutidos na reunião mensal da PIMo na véspera de seu falecimento. Todos esses problemas colocam em risco a manutenção da cultura de morango em Atibaia e Jarinu.
Sem Élcio Spinassi, esses problemas agora podem ser ainda maiores, visto que sua participação na produção de Atibaia e Jarinu alavancava o agronegócio gerando empregos, fixando a mão-de-obra no campo, fornecendo mudas, buscando tecnologia, projetando a região para o resto do Brasil.
O Programa PIMo manifesta sua gratidão por esse produtor especial. Diante essa grande perda, resta-nos o desafio de reagir com forte união de gestores públicos de Atibaia e Jarinu, dos produtores e de todos os parceiros do Programa PIMo para que haja a continuidade da cultura do morango na região.
Dr. Celso Vainer Manzatto – Chefe geral da Embrapa Meio Ambiente
Dra. Fagoni Fayer Calegario - Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e Coordenadora do Programa PIMo-SP
Fonte: Embrapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura