Colheita do milho inicia em Campos Novos/SC

02.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

As expectativas durante o ciclo do milho estão se confirmando. A produtividade esperada durante o plantio está sendo vista a cada máquina que chega para descarregar nos caminhões graneleiros.

Porém, o mercado sem negociações faz o produtor pensar melhor e segurar as vendas neste começo de colheita. A expectativa é que o mercado volte a se aquecer após a colheita, no segundo semestre, mas com a chance de ter grandes estoques do cereal, o preço deve continuar abaixo do esperado. Hoje o milho é comercializado a R$ 15,50 o saco de 60kg – pagamento em 30 dias.

De acordo com o Técnico Agrícola da Copercampos Rodrigo Sartor, houve redução da área plantada do milho em 13%, mas mesmo assim a Copercampos registrará aumento do recebimento de grãos. “Em 2009, a média de colheita dos associados da Copercampos foi de 6.000 kg por hectare. Hoje a expectativa é colher 9.000kg por hectare (média de 150 sacos de 60kg ou mais)”, explica.

Com aproximadamente 10% da área total já colhida – 19 mil hectares – a esperança dos produtores é que o clima permaneça estável e as máquinas continuem a trabalhar.

O custo de produção é outro fator que deixa os produtores atentos. Em média por hectare, os agricultores investiram cerca de R$ 2.400,00 por hectare na cultura do cereal e com o preço baixo do produto é preciso ter sorte e esperar o aquecimento do mercado.

Felipe Götz

COPERCAMPOS – Matriz / Campos Novos - SC

(049) 3541-6039 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro