RiceTec investirá mais de R$ 20 milhões no Sul do Brasil
Multinacional inaugura unidade em Santa Maria (RS) para pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de arroz
A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Margareth Simões, está desde o dia 10 de outubro em Kiev, na Ucrânia, onde participa de reuniões científicas sobre monitoramento agrícola por satélite, no Conselho Científico da Universidade Técnica Nacional e na Academia Nacional de Ciência. Participam desses encontros os maiores cientistas do mundo no assunto.
A pesquisadora participou do encontro do Experimento Conjunto para Monitoramento e Avaliação de Grãos (JECAM), onde discorreu sobre a participação brasileira, apresentando os métodos aplicados e resultados atingidos nos estudos compreendendo ossites JECAM no Brasil (São Paulo e Tocantins), no âmbito do Projeto Geo ABC, entre outros.
"Minha participação no JECAM é resultado do esforço de articulação na época em que estava em Montpellier (França), na Maison de Teledetection, por conta da missão no Labex Embrapa na-Europa", revela Margareth. Atualmente, o JECAM foi materializado pelo Projeto GeoABC - Metodologias e Inovações Tecnológicas para o Monitoramento por Satélite da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono em Apoio à Governança do Plano ABC, projeto franco-brasileiro, coordenado pela Embrapa Solos.
Margareth também participou dos encontros do GeoGlam (Monitoramento Global da Agricultura) e do painel 'Estimulando Inovação para o Monitoramento Global da Agricultura'. Até sua volta, no dia 24 de outubro, ela também participa de reuniões sobre o estado da arte e tratamento de dados do novo satélite Sentinel 2 e o SentinelAgri, especialmente importantes para o monitoramento agrícola.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura