Modelos climáticos indicam a persistência do El Niño com mais chuva

21.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A previsão climática de consenso do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos aponta para a ocorrência de chuvas com volumes variando de normal a acima da normal no Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Sul até janeiro de 2009.

No norte das regiões Norte e Nordeste, há maior probabilidade de precipitações normais e abaixo da média normal.

Nas demais áreas do Brasil, a probabilidade é de ocorrência de chuvas próximas à média histórica. A maioria dos modelos climáticos continua indicando uma atuação fraca à moderada do fenômeno El Niño na região equatorial do Pacífico nos próximos meses. Os valores de temperatura do ar previstos estão acima da normal climatológica na maior parte do País, menos na Região Sul, onde as temperaturas podem ocorrer entre valores normal e abaixo da normal.

Os temporais voltaram a afetar severamente a população da Região Sul do Brasil durante o mês de setembro. Os ventos que ultrapassaram 100 km/h, a ocorrência de chuva forte, queda de granizo e inundações deixaram milhares de desabrigados. No sudeste de Santa Catarina, a chuva acumulada atingiu 449 mm em São Joaquim, sendo a climatologia para este mês igual a 169,2 mm.

Por outro lado, a presença de uma massa de ar quente e seco elevou as temperaturas e reduziu a umidade relativa do ar nos setores central e norte do Brasil, registrando-se valores abaixo de 20% em diversas localidades.

Fonte: Infoclima CPTEC/INPE -

Divulgação: Massey Ferguson -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro