Mitigação de risco do Cancro Europeu das Pomáceas é tema de evento em Santa Catarina

Primeiro Encontro Regional sobre o Cancro Europeu acontece nesta sexta (25) com a participação de produtores de maçã e responsáveis técnicos

24.08.2023 | 14:51 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa, edição Cultivar

Uma das principais preocupações na produção da maçã é aumentar a segurança dos pomares contra o Cancro Europeu das Pomáceas. De acordo com o Centro de Socioeconômia e Planejamento Agrícola da Epagri, em valores brutos, a produção da maçã contribui com 50% da fruticultura estadual e coloca Santa Catarina como o maior produtor da fruta no Brasil. O estado conta com 2.800 pomicultores e uma área colhida que ultrapassa 15 mil hectares. Na soma de toda a cadeia produtiva, a comercialização da maçã eleva a contribuição financeira do estado para R$ 2,5 bilhões por ano.

A doença surgiu com intensidade a partir de 2009, devido à comercialização de mudas infectadas em viveiros nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, graças ao trabalho da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), atualmente a praga está sob controle, mas os cuidados devem ser permanentes.

Para aumentar ainda mais a proteção dos pomares, a Secretaria de Estado da Agricultura instituiu o Programa Estadual de Mitigação de Risco do Cancro Europeu das Pomáceas. O seu objetivo é definir medidas complementares ao Plano Nacional que estabelece critérios e procedimentos para a contenção da doença no Brasil. O trabalho é focado na vigilância constante dos pomares, de forma que permita monitorar e definir ações, estratégias de defesa sanitária vegetal, e consequentemente, conter a evolução da doença em Santa Catarina.

O assunto será o tema principal do Primeiro Encontro Regional sobre o Cancro Europeu. O evento, destinado a atualização dos produtores de maçã e responsáveis técnicos, acontece nesta sexta (25), no salão paroquial em São Joaquim. Para participar, é necessário realizar a inscrição, que pode ser feita por meio de formulário on-line ou nos escritórios da Cidasc.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro