Audiência pública discute novo concurso público e equiparação salarial de auditores federais agropecuários

A expectativa é que o Governo Federal anuncie o edital do certame com 200 vagas até outubro

23.08.2023 | 16:26 (UTC -3)
Shismênia Oliveira

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados irá realizar nesta quinta-feira (24), a partir das 14 horas, uma audiência pública para debater o andamento do concurso público e da equiparação salarial dos auditores fiscais federais agropecuários. A expectativa da carreira é que o Governo Federal anuncie o edital do certame com 200 vagas até outubro e que as nomeações iniciem ainda em dezembro deste ano.

O evento vai reunir representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis), da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), do Instituto Servir Brasil, além do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Atualmente, a carreira de auditor agropecuário possui um déficit de 1,6 mil servidores, segundo o Anffa Sindical. Expressivo, o número impacta em atividades importantes da defesa agropecuária brasileira, como nas fiscalizações de mercadorias que chegam em portos e nas bagagens de passageiros vindos de voos internacionais. A maior preocupação dos auditores é com a entrada de doenças e pragas em território nacional.

A carreira dos affas, como são conhecidos, é responsável por auditar e fiscalizar portos, aeroportos, zonas de fronteira, plantas de frigoríficos, agroindústrias, campos de produção, além de realizar análises em laboratórios e abrir mercados por meio das adidâncias agrícolas.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro