Ministro destaca linhas prioritárias de ação do Mapa

23.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

No lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009/2010, segunda-feira (22/06), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, destacou linhas de ações prioritárias como investimento em pesquisa, defesa agropecuária, infraestrutura e logística e o aumento da produção de fertilizantes.

Em relação à pesquisa, Stephanes lembrou que o PAC Embrapa aumentou em 30% os recursos para investimentos em tecnologia, por meio da contratação de novos pesquisadores. Além disso, ressaltou a criação de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, ampliando a rede nacional de pesquisa para multiplicar a capacidade de trabalho.

Para o ministro, são significativos os avanços na área de defesa agropecuária. “Há alguns anos tínhamos problemas com a Rússia, União Europeia e Estados Unidos. Hoje, o país é respeitado pelo trabalho que desempenha e o governo federal aplicou os recursos necessários para garantir os avanços que estamos verificando agora.”

Crédito - Stephanes reafirmou que o governo estuda um novo modelo de financiamento para o setor agropecuário. “O objetivo é evitar os entraves do passado, quando tivemos problemas de mercado com a China, que levou os agricultores a um nível elevado de endividamento.”

Outro ponto citado pelo ministro Stephanes é a criação do Fundo de Catástrofe, uma espécie de resseguro para o setor em caso de adversidades climáticas. O Projeto de Lei que cria o fundo tramita no Congresso Nacional, em regime de urgência.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025