Ramos Transportes inaugura nova filial na região de Campinas
O Ministério da Agricultura emitiu, em 12 de novembro, o registro do herbicida Roundup Ready para aplicação em pós-emergência nas lavouras de híbridos de milho geneticamente modificados tolerantes ao glifosato já aprovados pela CTNBio. O próximo passo será a solicitação dos cadastros estaduais.
Os híbridos de milho tolerantes ao herbicida glifosato possibilitam que este herbicida seja utilizado para o controle eficiente de plantas daninhas que competem com a cultura. Uma das tecnologias da Monsanto já aprovadas pela CTNBio é o milho Roundup Ready® 2 (NK603), que permite uma redução do número de aplicações de herbicidas com aumento de rentabilidade.
O produto já é cultivado nos Estados Unidos, no Canadá, na Argentina, na África do Sul, nas Filipinas e na Colômbia. A importação de híbridos com a tecnologia está aprovada nos países membros da União Européia, no Japão, no México, na Austrália, na Nova Zelândia, na Rússia, em Taiwan, na Coréia do Sul, na China e em Cingapura.
“A aprovação do herbicida Roundup Ready para aplicação no milho é mais uma prova do avanço da estrutura institucional e regulatória brasileira. A chegada de novas tecnologias representa uma evolução para os agricultores. É uma solução em linha com o compromisso da Monsanto, de buscar promover uma agricultura mais sustentável, com aumento da produtividade, preservação do meio ambiente e redução do uso de recursos naturais, além de contribuir para melhorar vidas”, afirma André Dias, presidente da Monsanto do Brasil.
Segundo o estudo “Impacto Global das Lavouras Geneticamente Modificadas 1996-2008”, (2010) de autoria dos economistas Graham Brookes e Peter Barfoot, da consultoria inglesa PG Economics, só em 2008, o milho tolerante ao herbicida gerou um ganho adicional de US$ 433,5 milhões. Além disso, com a adoção da tecnologia, mais de 111,5 mil toneladas de ingredientes ativos deixaram de ser usadas.
Ana Beatriz Paschoal
CDI Comunicação Corporativa
(11) 3817-7914
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura