Milho: Projeto Aquarius melhora produtividade com aplicação de N em tempo real e à taxa variável

25.03.2009 | 20:59 (UTC -3)
ptenesfrde

A aplicação de nitrogênio em tempo real e à taxa variável aumenta a produtividade do milho. Esta foi a conclusão da equipe do Projeto Aquarius de Agricultura de Precisão após experimento com o N-Sensor realizado na propriedade da família Marquetti em Tio Hugo (RS). O rendimento chegou a 12.830 kg/ha em uma das áreas onde foi testado o equipamento que utiliza sensores óticos para determinar a quantidade exata do fertilizante.

O N-Sensor emite em direção às plantas da lavoura raios infravermelhos (dez medidas por segundo) e os capta em dois sensores (730 e 760 nanômetros). Combinando as informações de biomassa, teor de clorofila e teor de nitrogênio, ele faz em tempo real mapas de vigor que possibilitam a distribuição do fertilizante à taxa variável na mesma passada do trator, inclusive à noite. Neste experimento, foi utilizado um MF 297 Advanced.

“A heterogeneidade das lavouras é a regra. Com esta tecnologia, que desenvolvemos há cerca de dez anos, é possível descobrir com medição direta no campo – sem ir ao laboratório - a dose correta de nitrogênio a ser aplicada em cada área”, explica Jörg Jasper, gerente de desenvolvimento do N-Sensor no Centro de Pesquisa Internacional da Yara na Alemanha, empresa que participa do Projeto Aquarius de Agricultura de Precisão.

Na lavoura de milho da família Marquetti, em Tio Hugo (RS), a produtividade média foi elevada nesta safra, entre 8.500 e 9.000 kg/ha. Mas em uma das seis faixas (380 x 15 metros) onde foi realizado o experimento, o rendimento obtido foi às alturas: 12.830 kg/ha. O melhor desempenho ocorreu justamente na área em que o N-Sensor fez todo o trabalho sozinho: determinou a situação das plantas e as doses adequadas de nitrogênio para cada área.

Os dados dos experimentos com o N-Sensor – também realizados em uma área da Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo (Fundacep) em Cruz Alta (RS) – estão sendo avaliados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), outra parceira do Projeto Aquarius de Agricultura de Precisão, que também conta com a participação da Stara, da Cooperativa Cotrijal, que atua em 14 municípios, e da Massey Ferguson.

O pesquisador Telmo Amado, da UFSM, ressalta que o N-Sensor – já utilizado em mais de 20 países - indica as necessidades reais da cultura, aumenta a eficiência da aplicação de nitrogênio, minimiza a possibilidade de risco ambiental e permite uma aplicação personalizada e instantânea. Esta ferramenta da Agricultura de Precisão, que pode ser utilizada nos tratores Massey Ferguson, realiza entre 300 a 400 registros de informação por hectare.

As vantagens da aplicação de nitrogênio em tempo real e à taxa variável foram apresentadas no estande do Projeto Aquarius na Expodireto Cotrijal 2009, realizada na semana passada em Não-Me-Toque (RS). Entre elas: incremento no rendimento, maior uniformidade da lavoura (na maturação – mais acelerada - e na colheita), redução do acamamento, melhor desempenho das colheitadeiras e redução de custos.

Mais informações sobre o Projeto Aquarius:

Fonte: Massey Ferguson -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025