MG: Barracão do Produtor fortalece morango da agricultura familiar

16.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os agricultores familiares de Pouso Alegre, no Sul de Minas, terão condições de obter mais renda com a comercialização de seus produtos, principalmente o morango.

Poderão também ser beneficiados por programas com o objetivo de organizar e fortalecer a atividade. Para isso eles contarão com o apoio de um Barracão do Produtor que será inaugurado na segunda-feira (19/10), às 15 horas, com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

Barracão do Produtor é a instalação física equipada para o beneficiamento de frutas e hortaliças antes de seguirem para o mercado. Este é também o nome do programa coordenado pela Secretaria da Agricultura, desenvolvido com a participação da vinculada Emater-MG e a parceria da CeasaMinas, Superintendência Federal da Agricultura em Minas Gerais e os municípios.

“Além de possibilitar uma melhoria geral no sistema de comercialização dos produtos, o Barracão do Produtor oferece apoio técnico e estimula a profissionalização dos pequenos e médios produtores”, informa Paulo Braga Batista, assessora técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar (Susaf) da Secretaria.

Paula Batista diz que o projeto do Barracão do Produtor de Pouso Alegre foi executado pela Ruralminas, instituição vinculada à Secretaria. “Para a construção, foi aproveitada uma estrutura que já existia no local. O barracão, uma construção de 600 metros quadrados, conta com escritório, sala de reuniões, duas instalações sanitárias com vestiários e área de processamento e comercialização.”

Apenas os participantes de associação ou cooperativa podem participar dos Barracões do Produtor. A nova unidade vai beneficiar os associados da Cooperativa Agrícola de Pouso Alegre (Coopalegre). Segundo a assessora, a cooperativa responde pela gestão administrativa, comercial e operacional do novo barracão.

A perspectiva é de grande utilização do Barracão do Produtor de Pouso Alegre, pois o município é o maior produtor brasileiro de morango, segundo dados do escritório local da Emater-MG. A área ocupada com o cultivo da fruta no município é de 353 hectares, com produção aproximada de 17,7 mil toneladas, sendo mais cultivadas as variedades Oso Grande, Camino Real, Dover e Camarosa. A comercialização do morango de Pouso Alegre gera uma receita bruta anual de quase R$ 50 milhões, sendo o produto colocado na CeasaMinas, em Contagem, e na Ceasa de São Paulo, mas há compradores também no Rio de Janeiro e no Nordeste do país.

Além de preservar a qualidade dos produtos e garantir a sua boa apresentação, o novo barracão vai possibilitar o acesso dos produtores a informações técnicas e de mercado. No local poderão ser realizados também programas de capacitação para os agricultores, beneficiando 1.600 produtores familiares e um contingente de 5,6 mil pessoas que têm emprego direto na atividade.

Embora a unidade de Pouso Alegre tenha por objetivo dar suporte especialmente aos produtores de morango, os agricultores familiares em geral também podem ter os benefícios do barracão. O município conta com cultivos diversificados: além da cana-de-açúcar, do café e grãos em geral, a relação inclui a banana, uva, laranja, batata e tomate de mesa, entre outros. As instalações do barracão poderão ser usadas para o beneficiamento e a comercialização dos hortigranjeiros. “Além disso, os produtores terão condições de desenvolver, no local, atividades de fortalecimento de suas áreas específicas”, enfatiza Paula Batista.

Programa em expansão

Minas Gerais tem dez Barracões do Produtor em funcionamento nos seguintes municípios: Onça do Pitangui, com duas unidades, Nova União e São Joaquim de Bicas (Região Central); Iapu, Inhapim e Caratinga (Vale do Rio Doce); Patrocínio (Alto Paranaíba); São Vicente de Minas e Santa Rita de Caldas (Região Sul). A unidade de Pouso Alegre será a décima primeira. Neste ano ainda será inaugurado o Barracão do Produtor de Jaboticatubas/Baldim (Região Central), que está sendo construído pela Ruralminas com recursos da Secretaria da Agricultura.

Paula Batista acrescenta que ainda está prevista em convênios celebrados pela CeasaMinas e os municípios, com a interveniência da Secretaria, a construção de novos Barracões do Produtor em Jaboticatubas, Brumadinho e São José da Varginha, na Região Central do Estado.

Ivani Cunha

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

(31) 3215-6568 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025