Metais pesados serão discutidos no Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio

25.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Faltando duas semanas para o Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio, que acontecerá entre os dias 04 e 06 de julho, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP - Piracicaba/SP, a palestra “Metais em Fertilizantes com Micronutrientes - Avaliação de Risco à Saúde”, será apresentada por Luiz Roberto Guimarães Guilherme, professor da Universidade Federal de Lavras.

Guimarães explica que a palestra trata de um assunto abordado na publicação “Metais em fertilizantes inorgânicos: avaliação de risco à saúde após a aplicação”, a qual se constitui na segunda edição de uma tradução e adaptação para o The Fertilizer Institute (TFI), onde em janeiro de 2000, foi acrescentado um estudo de caso envolvendo dados do Brasil.

“O objetivo é demonstrar como o desenvolvimento de uma ferramenta de referência flexível baseada em risco pode ser utilizada para se avaliar dados relativos à presença de metais pesados em fertilizantes inorgânicos, no intuito de saber se a utilização destes produtos na agricultura representa ou não um risco à saúde humana”.

Os metais pesados, como As (arsênio), Cd (cádmio), Co (cobalto), Cr (cromo), Cu (cobre), Hg (mercúrio), Mo (molibdênio), Ni (níquel), Pb (chumbo), Se (selênio), V (vanádio) e Zn (zinco) estão presentes naturalmente em solos, mesmo que não haja interferência humana, também podem estar em todos os ambientes, sem distinção.

“Não existe uma concentração zero de metais em qualquer lugar do planeta. Sabemos que a água que bebemos todos os dias contém quantidades pequenas de metais pesados. Entretanto, as concentrações são pequenas e não nos fazem mal e precisamos de qualquer forma, beber a água. Nos fertilizantes também temos concentrações variáveis de metais pesados, mas precisamos dos nutrientes que eles contêm para produzir nossos alimentos”, concluí Guimarães.

O Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.

A palestra “Metais em Fertilizantes com Micronutrientes - Avaliação de Risco à Saúde”, será realizada no dia 5 de julho, às 14h, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, em Piracicaba (SP).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025