Showtec 2010 leva inovação através da experiência
“O mercado sinaliza uma forte tendência de melhoria de preço do café nos próximos anos”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, na manhã desta quarta-feira (16/12), durante anúncio do resultado da safra 2009/2010. A produção do grão fechou o ciclo com o beneficiamento de 39,4 milhões de sacas de 60 quilos, números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“O preço do café vem reagindo no mercado internacional, acreditamos em ligeiro crescimento no consumo mundial do grão, no prazo de quatro a cinco anos”. Conforme o ministro, os estoques mundiais tendem a diminuir, o que vai elevar o preço do produto. “Essa situação é extremamente favorável para países grandes produtores, como o Brasil”, declarou.
Stephanes ressalta, ainda, que houve boa produtividade do grão durante o ano e o total da produção ficou dentro da expectativa. “A nossa previsão girava em torno de 40 milhões de sacas e tivemos, efetivamente, resultado de 39,4 milhões de sacas”, disse o ministro.
Sophia Gebrim,
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura