Mendes Ribeiro recebe família real holandesa

19.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Mônica Bidese

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu o Príncipe Willem-Alexander e a Princesa Máxima, durante audiência, nesta segunda-feira (19), em Brasília. A família real holandesa está em visita oficial ao Brasil até o dia 24 de novembro. A comitiva inclui a ministra de Comércio Exterior e Desenvolvimento e o secretário de Estado da Educação, Cultura e Ciência, além de uma missão comercial composta por empresários interessados em conhecer de perto as oportunidades no Brasil. Representantes de universidades holandesas também participaram do encontro.

O foco da comitiva foi a ampliação das parcerias comerciais com o Brasil na área agrícola, uma vez que o País vem aumentando sua produção, com o incremento da produtividade, por meio do uso da tecnologia e da pesquisa. Sexto principal parceiro comercial do Brasil, a Holanda quer estreitar essas relações bilaterais. Dados da balança comercial entre os países mostram que o Brasil exportou aproximadamente US$ 13,6 bilhões e importou US$ 2,2 bilhões de produtos agrícolas da Holanda, em 2011. Entre os principais itens exportados, o farelo de soja, soja em grãos e suco de laranja.

Mendes Ribeiro confirmou a ida de técnicos do Ministério da Agricultura à Holanda, entre os dias 24 de fevereiro e 9 de março de 2013. O objetivo será avaliar se os estabelecimentos de produtos lácteos do país atendem os requisitos de importação exigidos pelo Brasil. O governo holandês tem solicitado ao Brasil a habilitação de estabelecimentos de lácteos para a venda de seus produtos no País.

Durante o encontro, também foram tratadas questões relativas ao ingresso de pêra e maçã no mercado brasileiro. As autoridades pediram que seja acelerada a Análise de Risco de Pragas (ARP) para que os produtos possam ser vendidos no Brasil. Por ser um processo tecnicamente minucioso, tanto para maçã como para pêra, a questão está em análise com os institutos colaboradores do Ministério.

“Quero deixar claro a disposição do Governo de fazer o que for necessário para avançarmos na nossa relação comercial. Nós precisamos um do outro, por isso é cada vez mais importante o fortalecimento dessas relações bilaterais”, destacou Mendes Ribeiro.

A missão passará ainda por São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025