Saem resultados de Chamadas Públicas para gestão de cooperativas da agricultura familiar

16.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os resultados de duas chamadas públicas para seleção de entidades executoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a fim de capacitar, assessorar e qualificar 289 cooperativas e associações de agricultores familiares em todo o País, já estão disponíveis para consulta na página do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) .

Para a Chamada nº 06/2012, foram selecionadas cinco entidades que prestarão serviços nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais de 260 cooperativas serão beneficiadas por meio da metodologia de Ater Mais Gestão, específica para organização e gestão de empreendimentos da agricultura familiar. Acesse aqui o resultado da chamada n° 06/2012.

Outras informações sobre o resultado da Chamada nº 06 podem ser obtidas pelo endereço eletrônico maisgestao@mda.gov.br

Já a Chamada Pública nº 07/2012 atenderá 24 empreendimentos coletivos da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Uma entidade teve propostas selecionadas e prestará serviços para cooperativas dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Acesse aqui o resultado da chamada n° 07/2012.

A chamada tem como objetivo estratégico reforçar a gestão dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar e a participação dessas cooperativas nos mais diversos programas de biodiesel, além de contribuir para a qualidade dos serviços prestados por esses empreendimentos às indústrias, segundo o coordenador de Biocombustíveis do MDA, André Machado.

Outras informações sobre a Chamada Pública nº 07, podem ser adquiridas pelo endereço:

.

“O MDA fortalece um novo foco de ação, que é a Ater para gestão. Trata-se de um novo momento e uma visão de tratar a gestão como conhecimento fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar", explica o coordenador da Rede Brasil Rural e do Programa Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, sobre a importância dos serviços de assistência técnica como estratégias do MDA para qualificação das cooperativas da agricultura familiar. Ele destaca que o propósito das duas chamadas é assessorar e capacitar, bem como melhorar a gestão dos empreendimentos e “permitir o acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro