Imdepa leva portfólio completo à Agrishow 2025
Distribuidora destaca suporte técnico, produtos multimarcas e novidades em hidráulica montadas internamente
A equipe do sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Aeroporto de Guarulhos conseguiu barrar a entrada no Brasil do besouro Cryptophagus scanicus, uma espécie considerada exótica, com capacidade de infestação em criações de abelhas. O impacto no sistema de produção nacional e ambiental é desconhecido.
A ação ocorreu no dia 17 de abril, quando, em inspeção de rotina, uma servidora do Vigiagro apreendeu mel e outros produtos de interesse agropecuário vindos da Bielorrússia, transportados na bagagem de um passageiro. No favo de mel foi verificada a presença de besouros e larvas. O material foi enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiás, onde um exame de DNA identificou a espécie. O Vigiagro e o LFDA são estruturas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo Marcelo Mota, Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA/Mapa), há um risco significativo na entrada do Cryptophagus scanicus no Brasil em favos de mel importados sem o devido cumprimento dos requisitos sanitários brasileiros.O material apreendido não atendia às determinações sanitárias estabelecidas pela legislação brasileira.
Segundo a Instrução Normativa nº 21, de 2013, toda importação de produtos apícolas deve ser acompanhada de um Certificado Veterinário Internacional, garantindo condições sanitárias adequadas e a ausência de parasitas externos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura