Safra 2015 de café deve ficar em 44,28 milhões de sacas
Estão abertas as inscrições para o curso de MBA-IAC em Fitossanidade, oferecido pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). As inscrições podem ser feitas até 26 de junho de 2015, no site http://www.eadiac.com.br/pre-inscricao.php.Iniciado em 2012, o curso já formou 36 alunos, em duas turmas, na área de fitossanidade, segurança na agricultura, gestão de pessoas e comunicação, com abordagem teórica e prática. Inédito em São Paulo, o MBA-IAC em Fitossanidade é um curso a distância, com duração de 18 meses. Há uma semana de aulas presenciais, no IAC, em Campinas, no final de cada semestre. A turma em formação será a terceira. O IAC é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
João Carlos Pontin, fundador da empresa Lemma, na área de consultoria em insumos agrícolas, é um dos formados no curso. Em 2014, Pontin produziu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um plano de negócios para a sua empresa, que, apesar de apresentar crescimento estável nos três últimos anos, estava com faturamento, até junho de 2014, 27% abaixo do esperado. “Nas aulas do MBA despertei para a necessidade de fazer um plano de negócios para a Lemma, que mostrasse a real situação da empresa e traçasse metas para crescimento”, afirma Pontin. O trabalho foi orientado pelo professor Alessandro Ramos Costa.
Os objetivos traçados no plano de negócios da Lemma é atingir 5% do market share no mercado de consultoria para desenvolvimento, obtenção e manutenção de registro de insumos agrícolas, tais como defensivos, fertilizantes, sementes e tecnologia. Além dessa expectativa, o fundador da empresa trabalha no estabelecimento de alianças estratégicas com empresas de consultoria associadas. Pontin busca o fortalecimento da marca e o fornecimento de serviços diferenciados e especializados, como, por exemplo, na revisão de dossiês de registro de produtos comerciais ou em fase de registro.
Em 2014, o faturamento da Lemma foi de R$ 293.667,84. Como meta, Pontin pretende alcançar aumento de 5% no faturamento em 2015, projetando crescimento anual de 10%, entre 2016 e 2019. Desta forma, o faturamento esperado para 2019 é de R$ 451.457,03. “Nosso objetivo quantitativo é crescer 10% ao ano a partir de 2016, e o qualitativo é fazer a marca ser mais reconhecida no mercado. Pretendemos ser uma das cinco melhores empresas do Brasil, do setor de prestação de serviços especializados em registros de insumos para o agronegócio, até 2019”, afirma.
Na época da realização do trabalho, a Lemma contava com dois clientes fixos e três esporádicos, sendo um dos clientes fixos responsável por mais da metade do faturamento da empresa, o que deixava o negócio em risco. Com o plano feito e as metas traçadas, Pontin conseguiu organizar o negócio e prospectar mais dois clientes fixos, dobrando o número de clientes da empresa, além de aumentar também os clientes esporádicos. Outra meta alcançada foi a contratação de um estagiário para auxiliar nas atividades da empresa. Focado no plano traçado, Pontin também realizou curso de Gestão Financeira no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Pontin é engenheiro agrônomo e atua na área de defensivos agrícolas há mais de 25 anos. Durante sua carreira profissional, atuou em empresas multinacionais. Atualmente, responde pela empresa de consultoria Lemma. Quando ingressou no curso MBA-IAC em Fitossanidade, Pontin queria se atualizar na área. “A princípio, ingressei no curso para me atualizar, mas aprendi muitas coisas novas, principalmente na área de finanças e marketing. O curso me ajudou muito e o indico a muitos colegas”, conta.
O MBA-IAC em Fitossanidade traz a competência e a diversidade científica do Instituto Agronômico, aplicadas à difusão e transferência do conhecimento na área agrícola, com caráter interdisciplinar, associando a área técnica e informações sobre gestão e comunicação. O curso a distância viabiliza a participação de profissionais de diversas regiões do País.
O curso foi idealizado por uma parceria entre IAC e ANDEF, visando complementação de conhecimento entre gestão de recursos humanos, administração de empresas agrícolas, técnicas de defesa vegetal e inovação em pesquisa agrícola na área de fitossanidade.
O IAC e a ANDEF buscam suprir uma demanda do mercado, que procura por profissionais qualificados no campo prático e teórico na área fitossanitária e também com conhecimentos de administração.
Desde 1999, o IAC possui curso strictu sensu de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A ANDEF dispõe de trabalhos voltados para a educação, com foco em planejamento, organização, inovação e desenvolvimento de novas formas de educar, além de levar informações sobre responsabilidade socioambiental e boas práticas agrícolas aos campos brasileiros.
Para o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, o MBA vem ampliar a oportunidade de o Instituto multiplicar o conhecimento agronômico em diversas regiões brasileiras, contribuindo para a formação de recursos humanos e a segurança alimentar. “A melhoria da capacitação de profissionais e o aumento da eficiência na proteção de plantas cultivadas são suportes para o agronegócio nacional”, diz.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura