Índia abre mercado para maçã fresca do Brasil
País asiático deverá ser o principal destino da fruta brasileira em 2018, prevê associação de produtores
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza em 15 de setembro uma visita técnica à fazenda Sossego, em Nova Mutum (MT), para apresentar sete materiais genéticos inéditos de trigo. O evento é uma oportunidade para troca de conhecimentos com agricultores que se interessam ou já rotacionam a cultura da soja com a do trigo em Mato Grosso.
O evento começa às 8h e inclui a apresentação da tecnologia e palestra sobre comercialização do trigo. Haverá uma visita guiada na lavoura para a verificação in loco das cultivares ao fim do evento.
“Nossa intenção é disseminar informações técnicas para os agricultores que consideram o trigo como uma alternativa a ser implantada em sua propriedade”, salienta o coordenador do Programa de Apoio à Cultura do Trigo (Protrigo) e pesquisador da Empaer, Hortêncio Paro. De acordo com ele, o trigo de sequeiro tem apresentado bons resultados em Mato Grosso, principalmente em áreas com mais de 400 metros de altitude: a produtividade tem ficado entre 35 a 40 sacas por hectare.
O gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Thiago Moreira, explica que há grande potencial para o investimento em lavouras de trigo nas áreas atualmente já irrigadas pelos sojicultores. “Tanto o trigo como o feijão são boas alternativas para a segunda safra”, afirma.
A visita técnica será na fazenda Sossego, localiza à BR-163, no município de Nova Mutum. A Aprosoja é uma das apoiadoras da iniciativa, ao lado da Fapemat, UFMT, Famato e Governo do Estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura