UMIPPT do Paraná inaugura instalações próprias

​Ao completar cerca de 10 anos de articulações entre a Embrapa e instituições interessadas no desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, a Unidade Mista se destaca como um arranjo colaborativo de pesquisa

04.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps ​

Ao completar cerca de 10 anos de articulações entre a Embrapa e instituições interessadas no desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, a Unidade Mista se destaca como um arranjo colaborativo de pesquisa. Em 2017 são esperados 300 mil reais, via emendas parlamentares.

Depois da instalação oficial das atividades em 2016, a  Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), numa parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), inaugurou no dia 1º de setembro, a sua sede própria. Agora, com instalações físicas, localizada no campus de Francisco Beltrão, PR, a Unidade Mista será identificada como suporte ao desenvolvimento de pesquisas sobre leite, hortifrutigranjeiros, agroindústria e sucessão familiar, viabilizando a atuação ecorregional. Uma união de esforços técnicos, científicos, operacionais e materiais, para seu estabelecimento, alcança uma trajetória de quase dez anos para beneficiar o Sudoeste do Estado do Paraná. 

A sede administrativa da UMIPPT funcionava, até o momento, num prédio cedido pela UTFPR. Com a inauguração da sede, todas as atividades serão concentradas no local ao estabelecer os pesquisadores e analistas da Embrapa designados para conduzir as propostas de trabalho, assim como, será sede de reuniões e trabalho dos demais profissionais ligados à Unidade Mista.

A obra foi executada num sistema construtivo ecologicamente correto e inovador no país, o steell frame. São placas de OSB estruturadas com perfis de aço galvanizado, e possui ainda, um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais.

Igualmente à sua instalação, a  atuação da UMIPPT continua  a cumprir uma agenda de ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias, especiamente, ao atender os eixos estratégicos definidos para a Unidade de Pelotas, a Embrapa Clima Temperado, de acordo com a realidade daquele território: o fortalecimento da bacia leiteira, a produção de frutas e hortaliças e a agregação de valor através de agroindústrias, além da questão da juventude e da sucessão na Agricultura Familiar. Serão propostas soluções tecnológicas para beneficiar 42 municípios do Sudoeste do Paraná com desenvolvimento econômico e social para a Agricultura Familiar.

Propósito das Unidades Mistas

As Unidades Mistas de Pesquisa (UMiPs) são modelagens inovadoras de arranjo institucional. Assim, são criados ambientes colaborativos de pesquisa por meio do compartilhamento de instalações entre pesquisadores e técnicos da própria Embrapa e de outras instituições, nacionais e estrangeiras. As UMiPs reúnem e somam a base de conhecimento da Embrapa e seus parceiros, sem a necessidade de investimentos significativos.

Além da UMIPPT do Paraná, a Empresa conta com a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas, a UMiP GenClima, fruto da parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 A trajetória da Unidade Mista

No ano de 2008, é que foram feitas as primeiras tratativas de parceria entre a Embrapa e a região Sudoeste do Paraná, iniciando com um convênio de troca de tecnologias sobre o cultivo da mandioca.

Em 2013, depois de um intervalo de tempo, foram fortalecidas as ações à apresentação do projeto de instalação da Embrapa naquela região. E a partir de 2013,  anualmente, foram  realizadas articulações em prol da sua instalação, principalmente, via emendas parlamentares.     Nesses dois últimos anos, o projeto recebeu grande apoio de recursos a serem aportados na Unidade Mista, mas por emendas contigenciadas do Governo Federal, os valores sofreram fortes reduções, o que significa dizer, que neste ano de 2017, a UMIPPT deverá receber 300 mil reais para investimento em bolsas de pesquisa e adequação física para instalação de seus laboratórios.

 Inauguração das nova sede da UMIPPT

A cerimônia de inauguração da nova sede da UMIPPT, em Francisco Beltrão, PR contou com a presença de todas as 15 entidades e lideranças e com o comprometimento da vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, do deputado federal Assis do Couto, a  presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Elenir Maciel, o presidente da Assessoar e do Comitê Gestão Estratégica da UMiPPT, Paulo R. Czekalski, e o chefe-geral da UD, Clenio Pillon, que manifestou  a importância do momento: "Este acontecimento é impar para o Brasil, e que certamente, servirá de modelo para outros arranjos similares país afora", disse. O momento foi prestigiado também pela  Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia da Embrapa, representada pelo assessor Apes Pereira.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024