Massey Ferguson lança reality show focado em mecânicos agrícolas

O Master Mechanic tem seis competidores e três episódios, que serão exibidos em novembro; trata-se de uma forma de destacar a importância desses profissionais

31.10.2023 | 14:06 (UTC -3)
Cultivar
Rodrigo Junqueira; Bruno Pianca; José Fernando Schlosser; Marlon Ferreira
Rodrigo Junqueira; Bruno Pianca; José Fernando Schlosser; Marlon Ferreira

A Massey Ferguson lança primeiro reality show focado nos mecânicos do agronegócio. Com três episódios, o Master Mechanic tem seis competidores e três episódios, que serão exibidos em novembro. O primeiro vai ao ar na próxima quinta-feira (2/11). (O episódio pode ser assistido no final desta matéria.)

Rodrigo Junqueira, gerente geral AGCO e vice-presidente Massey Ferguson América do Sul, ressalta o objetivo. Trata-se de destacar a importância de mecânicos qualificados. Eles são essenciais para a produtividade no campo.

O programa tem estrutura definida. Serão três episódios. Cada um com 22 minutos. Seis competidores participam. Eles estão organizados em três duplas. Os desafios são práticos. Testarão habilidades técnicas e conhecimento.

Os competidores são mecânicos de concessionárias da Massey Ferguson. Foram selecionados em um processo de três fases. Avaliação técnica. Vídeo de apresentação. Análise de desempenho. Eles vêm de várias regiões do Brasil, o que mostra a abrangência da rede no país.

Bruno Pianca, gerente de serviços da Massey Ferguson, explica que as provas foram elaboradas para que refletissem a realidade do dia a dia dos mecânicos agrícolas. “O intuito foi demonstrar a jornada completa dos mecânicos junto ao equipamento para que o produtor tenha uma boa experiência durante o uso, algo que a Massey Ferguson tem como prioridade”, explica.

Para Cezar Bronzati, do time de serviços AGCO e um dos jurados da competição, o Master Mechanic mostra ao público a competência, habilidade e o conhecimento dos profissionais responsáveis por manter a máquina em funcionamento durante toda a safra. “São profissionais fundamentais dentro da operação, já que uma máquina parada pode prejudicar toda a produção”, destaca.

A banca de jurados é diversificada. Tiago Fadel, da Fórmula 1, é um dos membros. José Fernando Schlosser, da Universidade Federal de Santa Maria, também participa. Cezar Bronzati, da AGCO, completa o time.

Fernando Viana é o influenciador que mostrará os bastidores. Ele usará o perfil @viananalida. A marca também fará cobertura pelo perfil @masseybrasil. Mafê, especialista digital, será consultora das equipes.

A vitória é atrativa: troféu personalizado, prêmio em dinheiro e viagem para a Argentina -- os vencedores conhecerão a fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez.

A exibição será em novembro. Um episódio por semana. O canal é o Youtube da Massey Ferguson. O hotsite mastermechanic.com.br dará mais informações.

A estrutura da competição foi desenvolvida pelo departamento de comunicação da Massey Ferguson com o apoio do time de serviços, peças, marketing e treinamento. A equipe atuou na escolha dos candidatos, formato das provas e criação de um comitê para a seleção dos jurados, visando garantir a imparcialidade e a qualidade das avaliações.

Também foi elaborada uma campanha interna para que os colaboradores da empresa contribuíssem com sugestões de provas. Os autores das melhores ideias foram convidados a acompanhar um episódio do reality show.

Conheça os competidores

• Alan Machado, 29 anos, é de Jaboticabal (SP). Casado e pai de um menino de 7 anos, ingressou na área de mecânica há 11 anos. Começou como lavador de peças e hoje atua como mecânico especializado em tecnologia. Quando questionado sobre sua participação no reality, Alan diz que realizará as provas com foco não apenas na rapidez, mas na entrega de um trabalho de qualidade.

• Aurélio de Brito, 49 anos, morador de Formiga (MG), casado e pai de duas meninas. Formado em física, optou por se dedicar exclusivamente à mecânica. Com mais de 30 anos de experiência, hoje é mecânico líder de oficina e aplica sua vasta experiência e conhecimento para garantir o funcionamento eficiente das operações.

• Diego Mercory, 36 anos, de Naviraí (MS), casado e pai de uma menina de 5 anos. Possui 18 anos de experiência na área. Iniciou sua trajetória profissional como auxiliar em uma usina de cana-de-açúcar e hoje é mecânico especialista em máquinas agrícolas, acumulando mais de 150 treinamentos na linha de tratores e outros maquinários.

• Edvaldo Ferreira Costa, natural de Nossa Senhora do Socorro (SE), hoje reside em Palmas (TO). Tem 36 anos, casado e pai de duas meninas, de 9 e 12 anos. Com 15 anos de experiência, há cerca de um ano e meio, aceitou o convite para trabalhar em Tocantins, decisão que trouxe novos desafios e oportunidades.

• Ernane Horst, 33 anos, é de Guarapuava (PR). Casado e pai de uma menina de 7 anos, iniciou sua carreira como técnico agropecuário, mas descobriu sua vocação ao atuar na área de mecânica agrícola. Hoje, é mecânico responsável pela entrega técnica de máquinas agrícolas, além de auxiliar na resolução de diagnósticos complexos, utilizando sua experiência em tecnologia.

• Marlon Ferreira, 31 anos, casado, morador de Paracatu (MG). Iniciou sua trajetória profissional como lavador de peças. Cursou engenharia mecânica e se especializou em agricultura de precisão. Atuou como gerente de serviço, mas sua vocação em compartilhar conhecimento fez com que decidisse voltar ao campo. Hoje, é mecânico responsável pelo treinamento técnico e equipe comercial.

Primeiro episódio do Master Mechanic

Abaixo, assista o primeiro episódio do Master Mechanic:

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro