Estudo avalia crescimento de planta importante para regeneração de do cerrado norte-mineiro
Atualmente, a possibilidade da comercialização de frutas de difícil obtenção é baixa ou quase inexistente, pois não há nada no mercado que permita e facilite a retirada da casca de frutas de formatos regulares e duros, como por exemplo, a fruta da Palmeira.
Pensando nisso, o Inventor Carlos Alves de Souza desenvolveu o projeto “Despolpadora de fruta de Palmeira e Similares”, trata-se de uma máquina para retirar a polpa da fruta da palmeira ou de outras frutas similares de difícil obtenção, através de um funil para entrada da fruta com um cilindro que se movimentam constantemente e retiram a polpa de qualquer fruta com caroço de formato regular duro.
A máquina possui uma estrutura suporte, tipo mesa com um funil para a entrada da fruta, e sua alimentação se dá por energia elétrica, com fiação e conector de 110 ou 220 volts. A máquina possui ainda um cilindro que se movimenta de forma convencional, possuindo um eixo, mancal do eixo, polia, correia e motor elétrico.
Esta inovação agrega diversos benefícios como: facilidade, praticidade, segurança e um excelente custo x benefício.
Parceria – Por isso, Carlos está em busca de parceiros para ajudar a desenvolver modelos. “Com esta máquina a comercialização dessas frutas de difícil obtenção vai aumentar muito, o que proporcionará diversos benefícios.” afirma.
Com patente requerida em todo o território brasileiro, Carlos Alves de Souza busca negociá-la ou obter uma parceria entre fabricantes de máquinas industriais para agropecuária, para criar modelos, realizar testes e conseguir industrializá-la. Empresários interessados em investir no produto devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura