Mapa participa da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana foca na transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta

09.12.2021 | 08:24 (UTC -3)
Sérgio Pastor

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é um dos participantes da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até o dia 10 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a semana tem o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A ideia é mostrar como a ciência e a tecnologia estão cada vez mais presentes na nossa rotina, principalmente para os jovens e crianças.  

No estande do Mapa, o visitante poderá conhecer diversas tecnologias usadas nas plantações e criações de animais. A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, por exemplo, mostra aos visitantes a importância do Selo Nacional da Agricultura Familiar, que identifica a origem e as características dos produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil e tem como finalidade promover o fortalecimento da identidade social do segmento perante os consumidores e a população. O Selo pode ser acessado por um QR Code, que informa quem produziu, as características nutricionais e informações comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar. Por meio do Sistema Vitrine da Agricultura Familiar, o consumidor pode conhecer os produtos com identificação.

A coordenadora de Acesso a Mercados Privados do Mapa, Mônica Batista, explica como o selo é uma garantia da qualidade do produto oferecido à população. "A ferramenta está disponível de forma gratuita para todos os agricultores familiares e as formas de organização. O público geral pode acessar e conhecer os produtos. Tem também o serviço de rastreabilidade e de identificação dos produtos com a inovação do QR Code”.

A Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária, também está presente na semana e apresenta métodos de como a produção de grãos, como a soja, milho e trigo, pode ser sustentável, além de informações sobre como são produzidos os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra vídeos sobre como é feita a previsão do tempo no país e de que forma os agricultores podem saber se vai chover ou fazer sol com sete dias de antecedência por meio de um aplicativo, o que ajuda a identificar a melhor hora para plantar e colher a lavoura.

Os estandes ficam abertos das 8h30 até as 19h. A entrada é gratuita.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024