Mapa marca presença no CAS

05.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Vera Stumm

O fortalecimento da produção e comercialização de alimentos, o uso da biotecnologia agrícola e o reforço da posição regional em negociações internacionais e relações comerciais em especial para a China, foram os principais temas discutidos durante a XXIV Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que ocorreu dia 30 de outubro, em Punta Del Este, Uruguai. O evento reuniu ministros da Agricultura dos países membros do CAS - Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Durante o encontro, os ministros discutiram os interesses estratégicos da região no comércio com a China, de forma a identificar oportunidades e desafios em relação a este crescente importador de alimentos. O debate objetivou identificar interesses convergentes das partes, de forma a propiciar subsídios para o posicionamento do bloco em relação à proposta de parceria com a América Latina e o Caribe apresentada em junho deste ano pelo primeiro-ministro chinês na visita à Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).

Outro destaque no evento foi a assinatura da Declaração I: Políticas Agrícolas nos Países do CAS. Neste documento, os ministros demonstraram interesse em promover e fortalecer os instrumentos necessários para a integração eficiente da agricultura familiar na cadeia de produção de alimentos. Com isso espera-se consolidar e acessar novos mercados internacionais.

Também foi assinada a Declaração II: Estado de Organismos Geneticamente Modificados Países CAS em reforço aos marcos regulatórios que garantem o tratamento adequado dos organismos geneticamente modificados (OGM). Além disso, houve comprometimento em reforçar o diálogo e habilidades em relação ao tratamento de OGM nas negociações do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança para dirigir, se possível, posições comuns regionais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025