Fundação MT difunde informações tecnológicas para agrônomos em evento técnico
Começou nesta quarta-feira (16) em Cuiabá o 18° Encontro Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT
O Laboratório de Análises de Sementes (LAS) da Fertiláqua, grupo de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, sediado em Cuiabá/MT, foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar a análise de identidade e qualidade de sementes para fins de comercialização.
O produtor tem hoje à sua disposição análises para duas finalidades: uma para controle interno de qualidade – da qual o agricultor se utiliza para conhecer a qualidade das sementes que está manuseando; – e outra para o controle de qualidade externo com emissão de Boletim de análise de sementes destinadas à comercialização, sendo obrigatório pelo MAPA para este fim.
Para ser credenciado pelo Ministério, o laboratório possui estrutura compatível e adequada e equipamentos indispensáveis para a realização das análises e avaliação da qualidade dos lotes produzidos, em relação aos padrões estabelecidos. Além disso, o LAS conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados com mestrado e doutorado na área de sementes.
Com esta acreditação, o LAS pode emitir boletins para o produtor de sementes realizar a comercialização com segurança. "Essa certificação dá mais credibilidade para o cliente e comprova o controle de qualidade e de rastreabilidade, além da competência técnica e científica do nosso laboratório”, ressalta Aline Clemente, gerente de laboratório da Fertiláqua.
Para receber a certificação do MAPA, o LAS conta com a ISO 17.025 que preconiza diversos processos e requisitos que determinam o controle da qualidade dos ensaios.
O LAS de Cruz Alta/RS da Fertiláqua já possui certificação do MAPA desde 2009. “Hoje, o grupo conta com seus dois laboratórios credenciados e aptos a prestar serviços para os produtores de sementes de grandes culturas e entre outras diferentes espécies”, explica.
Segundo a gerente, o LAS realiza diversas análises como: análise de pureza, germinação, tetrazólio e envelhecimento acelerado, dentre outras. “Analisamos tanto itens exigidos pelo MAPA (pureza e germinação), quantos outros testes para avaliar o vigor da semente”, destaca.
Os resultados são enviados para o produtor na forma de caderno que contém as informações das análises realizadas incluindo fotos para maior facilidade de interpretação dos mesmos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura