Mapa apresenta estratégia para desenvolvimento do Nordeste

17.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

O plano para o desenvolvimento da agropecuária, em elaboração pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Embrapa, secretarias estaduais do setor e Sebraes nos estados, contribuirá para ascensão de agricultores da região da classe D para a classe C. O assunto foi debatido na última quinta-feira (16/4) pela ministra Kátia Abreu e representantes dos estados e das instituições parceiras.

“Estamos trabalhando pela classe média no campo e para reduzir a extrema pobreza. Não queremos um meio rural com um grupo de produtores prósperos rodeados de pobreza”, disse a ministra. Ela ainda completou que “nossos produtores têm toda a condição de subir na vida. O que está faltando a eles não é nenhuma benesse, mas um pacote de oportunidades. Não se trata de caridade. O que queremos é deixá-los fortes e independentes, que eles aprendam a se agrupar para aumentar a renda”.

A Embrapa apresentou os dados regionais que embasarão o plano do Mapa. O ministério também criará grupos de trabalho com representantes das secretarias estaduais de Agricultura e do Sebrae que deverão detalhar as estratégias para as cadeias produtivas nos biomas Amazônico, Semi-Árido e Mata Atlântica. A parte do Nordeste que integra o Cerrado será trabalhado pelo plano para o Matopiba, território que engloba partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro