Mais unidades produtivas de Rondônia poderão ser registradas

05.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou força tarefa ao estado de Rondônia, entre os dias 19 e 30 de maio, para a inspeção das cadeias produtivas de polpas de frutas.

A equipe percorreu mais de 5 mil km e inspecionou 34 unidades produtoras. Dentre os itens que foram analisados destacam-se a questão higiênico-sanitária e a estrutura do local para a produção.

O principal objetivo da missão foi verificar as condições produtivas dos estabelecimentos com vista a registrar o maior número de unidades produtoras pelo Mapa. Concluiu-se que cerca de 50% das unidades sairão da informalidade, número considerado positivo. “São poucos os detalhes que precisam ser ajustados nessas unidades produtivas. Faltam apenas algumas providências documentais”, avaliou o diretor do Dipov, Ricardo Cavalcanti.

De acordo com o diretor, os produtores registrados serão beneficiados financeiramente com as vendas das polpas de frutas. “Se eles fizerem essa adaptação e os ajustes que foram demandados, produzirão polpas de frutas dentro da formalidade e, consequentemente, terão o produto com maior valor agregado e sem risco para a população”, comentou o diretor.

O trabalho do Mapa na certificação das cadeias produtivas de polpas de frutas ainda não foi finalizado. “Um ponto de destaque é a existência de um programa estadual de apoio à Agroindústria Rural que quando tiver amplamente implementado será um aliado fundamental na formalização e melhoria da qualidade das polpas de frutas rondonienses”, disse Ricardo.

Durante a visita, os fiscais agropecuários do Mapa contaram com o apoio de órgãos estaduais, como o Instituto de Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) e a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO).

Saiba mais

A iniciativa da força tarefa ocorreu após a assinatura do termo de compromisso do ministro da Agricultura, Neri Geller, com o governador do estado, Confúcio Moura, para a implantação do projeto piloto para a certificação das cadeias produtivas de vegetais no estado, por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal (Suasa), no dia 21 de maio. Atualmente, Rondônia possui cerca de 140 produtores de polpa de frutas com potencial para vender aos programas do governo. Desse total, 22 já são registrados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro