Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza atividades durante Semana do Meio Ambiente

04.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

Nesta terça, 3 de junho, teve início a Semana do Meio Ambiente da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que prossegue até sexta-feira.

A abertura foi realizada às 10h pelo chefe adjunto de Administração, Marcelo Amaral. Em seguida, a analista e gestora do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), Simone Souza, apresentou a palestra “Utilização da ABNT NBR ISO 14001:2004 como ferramenta básica para a implantação do sistema de gestão ambiental na Embrapa Mandioca e Fruticultura” para empregados, estagiários e colaboradores. “Por se tratar de uma instituição pública que tem por missão gerar lucro social, a responsabilidade socioambiental da Embrapa é ainda mais desafiadora, pois ela precisa gerar lucro social e priorizar o equilíbrio ambiental ao mesmo tempo”, explica Simone.

Pela tarde, Simone e Kaliane Conceição, Cláudia Pereira e Willian Souza, estagiários do NDI, abordaram o tema "Colocando em prática o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Unidade” para a equipe de prestadores de serviço da empresa terceirizada.

Programa

No dia 4, às 14h, haverá a palestra “A Associação Cata Renda e a Transformação de Pessoas”, cuja facilitadora será a professora Maria da Conceição de Menezes Soglia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). “A Embrapa possui parceria firmada com a Cata Renda, por meio da qual a equipe da gestão ambiental entrega semanalmente resíduos recicláveis da Unidade para contribuir com a geração de renda para os associados”, salienta Simone.

Na quinta-feira, 5, às 14h, é a vez de Carlos André Oliveira Daniel, arquiteto e urbanista do Núcleo de Estudos e Projetos Arquitetônicos da UFRB, ministrar a palestra “Construções sustentáveis para a administração pública: Premissas para o desenvolvimento de uma política pública local”. Foram convidados empregados, estagiários, colaboradores e parceiros.

Em seguida, em ato simbólico ao Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá distribuição das cartilhas ambientais produzidas pela Unidade: “Gestão de resíduos gerais e racionalização de recursos”, “Os seis elementos: água, ar, solo, flora, fauna e ser humano”, “Trilhas: Interpretando a natureza na Embrapa Mandioca e Fruticultura”, “Cartilha de Campos Experimentais da Embrapa Mandioca e Fruticultura” e “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS”. Todas estão disponíveis no site da Unidade, no endereço http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=publicacoes-on_line_tipo.php#cartilha

Uma visita ao EcoEscritório, que fica dentro da área da reserva natural da Unidade, também faz parte da programação. “Como incluir a sensibilidade no trato da gestão ambiental dentro de paredes de concreto? As reuniões dentro de salas fechadas não traduzem muita vivência. Só o fato de você estar em contato com a natureza, tomando vento na pele, sentindo o cheiro do mato, ouvindo o canto de pássaros, já estabelece uma ligação mais íntima com o que chamamos de natureza livre. Daí surgiu a ideia do EcoEscritório”, recorda Simone.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro