Maia Fiv Mat Supera limites e se torna a mais nova revelação do Nelore precoce

03.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Nos últimos anos muito tem sido feito no sentido de identificar, selecionar e utilizar tourinhos com puberdade precoce. Os resultados práticos para criadores que adotaram continuadamente estes procedimentos têm sido especialmente promissores. Ano após ano vem sendo observado gradual aumento no porcentual de animais sexualmente precoces, e também redução da idade média de entrada na puberdade.

 

Esta evolução vem sendo observada em vários rebanhos, especialmente no Rancho da Matinha, onde a freqüência de animais super precoces tem crescido consistentemente. Como resultado maior deste trabalho surge agora Maia Fiv Mat, a mais nova revelação da precocidade reprodutiva. Sua façanha inicial foi ter sêmen congelado aos treze meses de idade, e aos dois anos já contar com progênie sendo avaliada geneticamente, sem dúvida um recorde absoluto.

 

Ainda na linha da superação de marcas, Maia surpreende como grande produtor e vendedor de sêmen. No último mês de agosto, com apenas 23 meses de idade, produziu e comercializou aproximadamente 4.000 doses, fato absolutamente inédito para touros da raça Nelore.

 

Segundo Neimar Severo, gerente de produção da central ABS Pecplan, Maia produziu em um único dia de coleta mais de 600 doses. Em seis produções do sexado foram mais de 600 doses, o que é extraordinário para um animal ainda tão jovem. A qualidade do material produzido é excelente, o que deve refletir em ótimos índices de fertilidade no campo, ressalta.

 

Maia, a mais nova revelação do ciclo curto de produção é filho de Rambo da MN com Faragat da Mat, matriz super precoce que aos nove anos acabou de produzir sua oitava cria natural. Não obstante ao fenomenal desempenho reprodutivo, também vem confirmando a capacidade de passar a progênie suas altas qualidades fenotípicas.

 

Para Luciano Borges Ribeiro, a variabilidade genética na raça Nelore oferece inúmeras oportunidades para grandes evoluções. A precocidade reprodutiva é um exemplo inequívoco. Bastaram apenas duas décadas de trabalho para que fossem selecionados rebanhos com índices reprodutivos semelhantes aos das raças britânicas. “O Nelore vai ainda superar limites atualmente considerados intransponíveis”.

 

Fonte: Pec3Press

pec3press@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025