Livro sobre gestão de resíduos sólidos tem participação de pesquisadores da Embrapa

30.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

O livro “Gestão pública de resíduos sólidos: compostagem e interface agroflorestal”, publicado em resposta a uma demanda da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf, foi lançado no dia 27 de outubro, pelo Secretário de Meio Ambiente de Botucatu, Mário Sérgio Rodrigues.

A publicação foi organizada por Fábio Cesar da Silva da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Adriana M. M. Pires da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Mário Sérgio Rodrigues da Fundação para Conservação e Produção Florestal do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Botucatu/SP e Luciana Barreira da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

A pesquisadora Adriana, atualmente chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, tem participação em 3 capítulos: no 5, que trata da qualidade do composto de resíduo urbano; no 6, que aborda a regulamentação do uso agrícola de composto de resíduo sólido urbano e no 7, que aborda a utilização agrícola de composto de resíduo sólido urbano.

Durante o lançamento, Adriana ressaltou que, além da preocupação ambiental com relação à destinação dos resíduos produzidos pela sociedade, deve-se considerar que o Brasil é um grande importador de fertilizantes minerais, tornando ainda mais grave o fato de desperdiçarmos nutrientes ao destinar a fração orgânica do lixo para aterros sanitários.

O livro traça um panorama sobre a questão da compostagem, com seus principais aspectos, desde os fatores que regem o processo, passando pela qualidade e regulamentação do composto e os benefícios de sua aplicação, até o uso de sistemas de informação para ajudar na utilização correta pelos agricultores.

Os temas foram tratados de forma simples por pesquisadores e estudiosos de importantes instituições de pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Fundação para Conservação e Produção Florestal do Estado de São Paulo, Instituto Agronômico – IAC, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Centro de Energia Nuclear na Agricultura – Cena/USP, Faculdade de Tecnologia – Fatec e Instituto de Aperfeiçoamento Tecnológico – IAT/Fatep.

Cada exemplar custa R$ 45,00 e pode ser adquirido pelo telefone (14) 3882 -6300 (ramal 3) ou pelo e-mail

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

/ 19.3311.2608

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025