Consórcio Massey Ferguson possibilita compra de máquinas sem usar o limite de crédito
O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Francisco Montenegro Valls, recebe no dia 3 de novembro próximo, em Pittsburgh, EUA, a medalha "Frank N. Meyer", pela qualidade internacional de suas contribuições à área de recursos genéticos vegetais.
A medalha é entregue junto com outros prêmios durante a reunião anual da Crop Science Society of America (CSSA) a cientistas com notável contribuição para o desenvolvimento das áreas de ciências agrícolas, incluindo atividades de educação e pesquisa nacionais e internacionais. Ao todo, são 15 agraciados.
A medalha "Frank N. Meyer" é entregue a cientistas que prestam contribuição significativa para a área de recursos genéticos vegetais. O nome é um tributo a Frank N. Meyer, por sua atuação determinante como pesquisador agrícola na área de sementes e introdução de plantas nos Estados Unidos, que resultou na coleção norte-americana de germoplasma vegetal.
Para ser agraciado com essa medalha, o pesquisador tem que ter, no mínimo, 10 anos, de contribuições significativas a programas de recursos genéticos vegetais, incluindo atividades de: exploração, avaliação, pesquisa e conservação, levando em conta a sua capacidade de cooperação com instituições em âmbito nacional e internacional.
A medalha não tem periodicidade definida e, na verdade, só é ofertada a algum cientista, quando a Sociedade entende que há merecimento pelo conjunto de sua obra em prol do desenvolvimento agrícola, levando em consideração os seguintes itens:
- Participação em coleta de plantas que tenham resultado em coleções de plantas silvestres representativas da diversidade genética e bem documentadas;
- Atuação efetiva em programas de pesquisa nacionais e internacionais de coleta, conservação e uso de recursos genéticos vegetais;
- Demonstração de habilidade superior na identificação de amsotras com capacidade de representar a variabilidade genética de espécies agrícolas;
- Desenvolvimento de tecnologias e métodos de conservação e uso de recursos genéticos de plantas;
- Desenvolvimento de conceitos de distribuição geográfica de diversidade genética e participação em estudos de mapeamento e caracterização genética de espécie vegetais.
O agraciado, José Francisco Montenegro Valls, recebe a medalha "Frank N. Meyer" por seus mais de 30 anos de dedicação às pesquisas de recursos genéticos de Arachis (amendoim).
O trabalho do pesquisador resultou na formação do maior Banco de Germoplasma de Arachis do Brasil em espécies silvestres, localizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, que conta com mais de 600 acessos representando aproximadamente 80 espécies. Esses acessos foram coletados em várias regiões brasileiras e em países vizinhos.
Segundo Valls o trabalho é fruto de muita cooperação nacional e internacional ao longo desses anos e tem como um dos focos a identificação de pontos de ocorrência e coordenadas geográficas das espécies do gênero Arachis. "O estabelecimento de áreas de ocorrência da espécie é fundamental não apenas para garantir a sua diversidade genética, como também para identificar possíveis ameaças à conservação dessas espécies na natureza e indicar áreas prioritárias para resgate de germoplasma, bem como projetar novos locais potenciais de ocorrência a partir de uma série de parâmetros climáticos", explica.
O amendoim é uma das leguminosas produtoras de grãos mais plantadas em todo o mundo, devido ao seu alto conteúdo de proteína e óleos insaturados. É extremamente importante na alimentação dos povos de alguns países da América Latina, da África e Ásia.
Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site:
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura