Livro reúne ciência e sabedoria popular com muito humor

22.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

O livro “Foi assim ó...” do jornalista aposentado da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Edvalson Bezerra Silva, mais conhecido como Mocoin, será lançado em quatro estados brasileiros: Maranhão, Tocantins, Distrito Federal e Goiás ao longo de 2009. O livro apresenta, de forma bem humorada “causos” e casos que, de alguma forma, fizeram parte da trajetória deste jornalista, seja na Embrapa, na cidade de Planaltina, onde mora, ou no Maranhão, onde nasceu.

Cada parte da vida do autor está retratada através de histórias, contos e artigos em uma narrativa leve e atraente que faz com que o leitor se sinta parte da narrativa.

Os mais de 30 anos dedicados à Embrapa resultaram em um capítulo inteiro e mais dois artigos. Um deles, “A estrela e as sementes” relata a experiência do autor com o povo indígena Krahô, do Tocantins, com o qual a Embrapa mantém uma parceria de quase 15 anos. Tudo começou quando os representantes desse povo indígena procuraram a Embrapa em 1995, em busca de sementes primitivas que já não possuíam mais, em função da utilização de variedades comerciais.

As sementes de milho e amendoim oferecidas aos índios Krahô saíram das câmaras geladas da Embrapa, onde podem ficar conservadas por cerca de 100 anos. Junto com as variedades tradicionais, o povo indígena do Tocantins recuperou também tradições e ritos culturais, que já haviam sido esquecidos.

Destaque também para o conto “A Embrapa e a lenda da mandioca”, que relata de forma divertida as origens da mandioca no Brasil e as pesquisas da Embrapa com essa importante cultura alimentar.

A obra traz ainda contos que remetem às origens do autor no Maranhão e ao lugar onde vive há mais de 30 anos: a cidade de Planaltina, no Distrito Federal, além de homenagens e artigos.

O título “Foi assim, ó...” foi uma estratégia do autor para aproximar o leitor. “A idéia é que os leitores se tornem parte dos “causos” e histórias do livro”, ressalta Mocoin.

“Foi assim ó” vem acompanhado de um CD no qual algumas das histórias são narradas pelo radialista Carlos Moreira e pode ser comprado, por enquanto, na Banca do Laerte no edifício sede da Embrapa, pelo e-mail:

ou pelo telefone: (61) 9678-7779. Brevemente, serão divulgados outros pontos de venda.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025