Livro lançado na Seagri pode direcionar ações de convivência com a seca

24.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

Abordar estudos e metodologias aplicadas à gestão dos recursos hídricos, principalmente nas regiões semiáridas, aproveitando conceitos de sustentabilidade, através de ações de curto médio e longo prazo para minimizar os problemas ocasionados pela seca. Este é o propósito do livro “Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações, lançado por pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria da Agricultura da Bahia.

Para o secretário da Agricultura do Estado, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o trabalho realizado pelos pesquisadores consolida-se com o lançamento desta obra, num momento difícil de seca que assola aproximadamente 500 municípios no Nordeste, 208 dos quais na Bahia. “Esse livro oferece embasamento para uma série de ações do governo do Estado, visando minimizar os problemas ocasionados pela seca. Nada é mais importante do que nesse momento ser lançado um livro que mostra a sustentabilidade e a importância das ações de curto, médio e longo prazos que temos buscado fazer”.

A obra reúne 12 capítulos elaborados por pesquisadores e especialistas de diferentes instituições que tratam das políticas públicas de recursos hídricos, além das mais diversas alternativas para o uso racional e eficiente da água. Os editores são Hans Raj Gheyi, Vital Pedro da Silva Paz, Salomão de Sousa Medeiros e Carlos de Oliveira Galvão.

De acordo com Vital Paz, a obra é o resultado de mais de um ano de trabalho em conjunto com o Instituto Nacional do Semiárido e o Banco do Nordeste do Brasil. “O objetivo desta obra é sistematizar e contribuir de forma significativa para o conhecimento e a consolidação de tecnologias de ciências e inovação neste eixo de grande preocupação, que é a escassez de recursos hídricos, principalmente em regiões áridas e semi. Para ele, o apoio da Seagri, do Insa e do BNB é de fundamental importância para a comunidade acadêmica.

Este livro de uso e manejo da água tem grande relevância considerando a situação da região semiárida da Bahia, segundo afirma o diretor do Instituto Nacional do Semiárido, Ignácio Salcedo, ao destacar que o lançamento é resultado de uma parceria entre pesquisadores do INSA e professores da UFRB. “Essa é mais uma etapa para o plano de cooperação mais amplo entre as duas instituições. Inclusive agora estamos pensando em produzir uma revista científica na área de recursos hídricos. Estou muito feliz e entusiasmado com a obra’.

Durante o evento, que também contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino, do diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRB, Alexandre Américo; da agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Soraia Sena; além de outras autoridades, foi apresentado o programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, mestrado e doutorado em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos, com atuação em três linhas de pesquisa: Engenharia de irrigação e drenagem, Manejo de cultivos irrigados e fertirrigação e Recursos Hídricos: uso, gestão e qualidade. O curso é pioneiro na Bahia e será ministrado pela UFRB, com início para agosto deste ano.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025