Mapa participa de encontro para estimular consumo de frutas e hortaliças
O projeto Lavouras do Brasil do Canal Rural criou uma comunidade na Internet para produtores, pesquisadores e estudantes interessados nas tendências e informações da safra de soja 2009/10.
Cada participante tem sua própria página no site e pode participar nos grupos temáticos do fórum de discussão que já estão sendo abertos.
Os dois primeiros grupos da Comunidade Lavouras do Brasil tratam da safra norte-americana e do plantio da soja. Também serão abertos fóruns de discussão sobre adubação, controle de pragas, preços e custos, produção sustentável e outros assuntos de interesse do setor. Especialistas em diversas áreas participam dos debates.
Em um dos grupos, por exemplo, Miguel Daoud alerta que o câmbio será decisivo na formação do preço da soja: “A desvalorização do dólar leva investidores a buscarem proteção em commodities, o que eleva o seu preço no caso da soja. Se o sentido do mercado é de grande oferta e consumo estável, os especuladores escolherão outra commoditie para especular”.
Neste caso, explica o analista, “poderemos ter dólar desvalorizado e queda dos preços da soja. O pior dos mundos. A valorização do dólar tira os especuladores das commodities, com queda de preços e alta do dólar. É mais provável que o dólar se valorize e a soja caia. A safra 2009/10 será de grande risco para o produtor”.
Participe da Comunidade Lavouras do Brasil, projeto que tem o apoio da Massey Ferguson e de outras empresas e instituições do setor, através do site
.
Fonte: Massey Ferguson -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura